Esta receita é ideal para aproveitar as claras que sobram depois de fazer o quindim e/ou ambrosia (sobremesas que exigem muitas gemas, mas dispensam o resto do ovo). Experimentei com a calda de café e o contraste de sabores ficou no ponto certo!
Muitos doces como este foram inventados nos conventos portugueses a partir do século XV quando o açúcar passou a ser amplamente comercializado. A exigência do jejum de carne entre os religiosos também é responsável por essa diversidade. Tira-se a carne e se estabelece uma verdadeira competição entre os conventos por novas receitas.
“Diz a lenda” que as claras eram utilizadas na confecção das hóstias ou para engomar os hábitos. Explica-se, portanto, a infinidade de receitas com gemas de ovos no larguíssimo espectro da Doçaria Conventual Portuguesa.
Doçaria esta, que quando cai em solo brasileiro, agrega ingredientes locais e cria nossas deliciosas iguarias. Estas receitas são passadas de pais para filhos até os dias atuais. Exemplo disso é esse singelo Pudim de claras, que poeticamente chamei de “Nuvem Expressa”, e que fica irresistível com a calda de café.
O que você está esperando para experimentar também?
Ingredientes
- 10 claras batidas em neve
- 20 colheres (sopa) açúcar
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- ½ copo de água
- 2 copos de açúcar
- 1 xícara de café de expresso (ou de café forte)
Modo de Preparo
Bata as claras em neve. Adicione o açúcar e o amido de milho e misture com cuidado. Reserve.
Coloque o açúcar, a água e o café numa panela e mexa bem antes de levar ao fogo. Depois de ficar homogênea, leve-a ao fogo médio sem misturar até atingir o ponto de calda.
Unte a forma com a calda e adicione a “massa do pudim”. Cubra com papel alumínio e cozinhe em banho-Maria durante aproximadamente 20 minutos. Sua receita estará pronta quando o papel alumínio estiver “inflado”.
Olá! Adorei esta ideia de aproveitar claras mas fiquei com umas dúvidas: quando põe a forma do pudim na água para o banho-maria, essa água já está aquecida ou é água fria? E mais ou menos a que temperatura deve estar o forno durante a cozedura? E, já agora, para quantas pessoas dá esse pudim?
Obrigada 🙂 🙂
Olá Catarina!
Costumo colocar a água morna e o forno a 180ºC graus. Esta receita serve 6 a 8 pessoas.
Espero que você entre nas nuvens com a receita!
Abraços,
Stela e Kelly
muito bom de mais adorei super facil de fazer
Que bom que gostou Danubia!!
Tem outra receita nossa que você já fez e adorou?
Beijos!
muito bom essas receitas ja trabalhei na empresas que trabalho com tres coraçoes conheço os produtos na ibllogistica em guarulhos
Que bom que gostou, Fabiana.
Olha só, que privilégio!
Obrigado pelo comentário, volte sempre (:.