Sêmola é o tipo de moagem grossa dos grãos de certos cereais, como o trigo e o milho. O uso mais comum para sêmola de milho é o cuscuz, que é praticado no Norte da África e em algumas partes do Oriente Médio. Mas esta que usamos no nhoque é a sêmola de trigo, mais conhecida como semolina. Tanto em doces como em salgados, o ingrediente é bastante versátil.
Essa receita é muito delicada e se faz necessário o uso de ingredientes de ótima qualidade, já que ela prima pela simplicidade. Se usar uma ricota caseira, melhor ainda. O parmesão deve ser ralado na hora para manter o frescor. A manteiga e a sálvia devem estar tinindo de frescor.
Assim você terá um singelo manjar dos deuses.
Ingredientes
- 250gr de ricota ralada
- 50gr de queijo parmesão ralado
- 250gr de semolina (aproximadamente)
- 50gr de manteiga
- 1 colher (sopa) de Café 3 Corações Tradicional
- Pimenta, noz moscada e sal a gosto
- 20 folhas de sálvia
Modo de Preparo
Em um bowl, misture a ricota com o parmesão e a noz moscada até ficar uma consistência macia.
Em outro bowl, misture a semolina com o café. Passe um pouco de manteiga nas mãos e faça bolinhas com a primeira mistura de ricota. Depois, coloque as esferas no bowl da semolina com café e as enterre. Cubra com plástico filme e coloque em geladeira por no mínimo 12 horas.
Quando for preparar, cozinhe as bolinhas aos poucos em água fervente (até elas subirem à superfície). Tenha à mão um prato para colocar os nhoques já cozidos . Em uma frigideira larga, derreta a manteiga com as folhas de salvia, sal e pimenta. Coloque as bolinhas e deixe por 1 minuto. Sirva imediatamente com parmesão ralado.
Deixe um comentário