Essa deliciosa receita caiu em minhas mãos como um delicado presente, da não menos singular chef Benê Ricardo. Sua trajetória surpreende. Natural da cidade de Ouro Fino, ao sul de Minas, veio para São Paulo aos 17 anos para trabalhar na casa de uma família alemã, os Buck. Durante o tempo em que esteve nesta casa, aperfeiçoou seus talentos em vários cursos do SESC e SENAC e em um estágio de 7 meses na Alemanha.
Benê foi a primeira mulher a se formar na Escola de Hotelaria do Senac, aos 38 anos, em 1981, na qual posteriormente ministrou aulas. O que faz até hoje, em várias escolas em São Paulo. Sempre que esteve em meu estúdio, eu observava atenta suas mãos compondo com habilidade aquelas belezuras que seriam fotografadas e degustadas com muito gosto pela equipe.
Essa mousseline é preciosa. E, é uma das receitas mais saborosas que já experimentei com o Haddock. O peixe é caro para “dedéu”, então é bom acertar de primeira. O sabor do café encanta o gosto defumado do peixe. Delicioso!
Ingredientes
- 500gr de haddock defumado cortado em cubos de 1cm
- 2 colheres de azeite de oliva
- 1 cebola média cortada em cubinhos
- 2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada (reserve um pouco para enfeitar o prato)
- 50gr de creme de leite fresco
- 1 colher (sopa) de mostarda suave
- 300gr de batata sem casca cortadas em cubos e cozidas em água al dente
- Pimenta do reino a gosto
- 100gr de maionese
- 1 colher (chá) de Café Solúvel 3 Corações
- 50ml de suco de laranja
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque o azeite em uma frigideira e deixe a cabelo dourar. Diminua o fogo.
Diminua o fogo. Acrescente o tomate, o creme de leite, a mostarda, a cebolinha, a salsinha, a batata já cozida e io haddock. Acerte o sal, a pimenta e misture bem. Reserve na geladeira
Dissolva o café no suco de laranja. Coloque a maionese e o sal. Misture bem com um fuet. Espalhe o molho de café sobre a mousseline de haddock e decore com salsinha picada.
Deixe um comentário