Misturar café, chocolate e pimenta já se tornou um blend (mistura) consagrado na gastronomia moderna. Mas, exceto o café, essa história é bem ancestral. O chocolate, presente na mitologia asteca e maia compunha um ingrediente dos deuses para a cultura mexicana. Durante os rituais de veneração do deus Quetzalcóatl, o principal do panteão mesoamericano a bebida feita de cacau chamada de tchocolatl era consumida em forma fria com pimenta.
Os maias e astecas domesticaram o fruto do cacau e o usavam como moeda de troca. Quando Hernán Cortés chegou ao México, adotou a bebida e a levou para Espanha na década de 1520 e adicionou baunilha. Só mais tarde, depois da adição do açúcar ele se tornou mais parecido com o que conhecemos hoje. É uma pena, que essa história esteja tão coberta de atrocidades dos povos europeus contra os povos da mesoamérica. Fico me perguntando como seria os dias atuais se esta civilização não houvesse sido dizimada.
No entanto, sentada em minha sala, teclando em algo já meio demodê (afinal as teclas touch screen já tornaram o teclado algo tão obsoleto quanto minha boa e velha Olivetti), penso na antiga bebida e nas transformações pela qual ela passou. Refeita agora, nesse blog, numa atualização 2.0 com adição do café.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário