Todos os anos, moradores de Oaxaca (México) se juntam para preparar esta receita no Dia dos Mortos: o Mole Negro Oaxaqueño. Esta oferenda geralmente é colocada no altar da família para incentivar que os mortos voltem para celebrar a data com os vivos. A confecção do prato é um verdadeiro ritual, em que todos participam descascando, tostando ou fritando. Para nós, brasileiros, pode parecer uma data triste, mas para os mexicanos é uma celebração alegre e reconfortante.
O sabor indescritível do mole negro é o ponto alto da festa. Tive a sorte de participar da confecção deste prato em Oaxaca com os curandeiros zapotecas Guadalupe e Miguel – que nos receberam neste dia em que só a família costuma estar presente. Lembro-me de entrar na casa e já sentir o perfume deste prato de sabor tão singular.
O processo normalmente dura um dia inteiro. Mas aqui simplifiquei para que possamos fazer sem grandes dificuldades nem perdas de sabor. Consegui a proeza de fazê-lo em uma hora e meia, pois usei poucas partes do frango. O molho do mole negro se conserva por muitos dias, e as sobras você pode adicionar até em um frango assado de padoca.
Glorioso! Será um sabor que você jamais sentiu antes. E viva o México!
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário