Todos os anos, moradores de Oaxaca (México) se juntam para preparar esta receita no Dia dos Mortos: o Mole Negro Oaxaqueño. Esta oferenda geralmente é colocada no altar da família para incentivar que os mortos voltem para celebrar a data com os vivos. A confecção do prato é um verdadeiro ritual, em que todos participam descascando, tostando ou fritando. Para nós, brasileiros, pode parecer uma data triste, mas para os mexicanos é uma celebração alegre e reconfortante.
O sabor indescritível do mole negro é o ponto alto da festa. Tive a sorte de participar da confecção deste prato em Oaxaca com os curandeiros zapotecas Guadalupe e Miguel – que nos receberam neste dia em que só a família costuma estar presente. Lembro-me de entrar na casa e já sentir o perfume deste prato de sabor tão singular.
O processo normalmente dura um dia inteiro. Mas aqui simplifiquei para que possamos fazer sem grandes dificuldades nem perdas de sabor. Consegui a proeza de fazê-lo em uma hora e meia, pois usei poucas partes do frango. O molho do mole negro se conserva por muitos dias, e as sobras você pode adicionar até em um frango assado de padoca.
Glorioso! Será um sabor que você jamais sentiu antes. E viva o México!
Ingredientes
- 1 peito de frango com osso e sem pele
- 1 coxa e sobrecoxa sem pele
- 1 colher (sopa) do Café Torrado e Moído 3 Corações Extra Forte
- 1 e 1/2 litro de água
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- 2 galhos de tomilho
- 1 colher (sopa) de azeite
- 4 tomates maduros picados sem pele e semente
- 1 chili seco sem sementes
- 1 pimenta vermelha sem semente
- 1 pimenta jalapeño sem semente
- 1 colher (sopa) de pasta de amendoim sem açúcar
- 2 cravos
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- 5 zimbros
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (sopa) de passas
- 1 colher (sopa) de gergelim branco ou negro
- 1 bisnaga de leite esfarelada
- 1 banana da terra
- 80 g de chocolate 70% de cacau
Modo de Preparo
Em uma panela, refogue a cebola no azeite e sele bem as partes do frango. Coloque o café torrado e moído, o alho e o tomate. Cubra com água.
Deixe o frango cozinhar e, se necessário, acrescente mais água. Retire o frango já cozido e reserve.
Neste caldo remanescente do cozimento do frango, acrescente banana picada, as pimentas, tomilho, anis, cravo, canela, zimbro, gergelim, passas e açúcar mascavo. Deixe cozinhar em fogo baixo por meia hora, mexendo de vez em quando. Adicione água se o caldo secar muito.
Quando tudo estiver bem cozido, retire o pau de canela e o anis e passe-os em um processador ou liquidificador. Volte para a panela e coloque a pasta de amendoim e o pão. Misture bem, desligue o fogo e acrescente o chocolate. Tampe a panela para que ele derreta. Depois de misturar bem, sirva o molho por cima do frango salpicado com gergelim.
Deixe um comentário