Quando contamos a história do Rooibos, chá típico da África do Sul, citamos a existência do Red Espresso, um método que prepara essa bebida com uma pressão parecida com a do café espresso. A novidade da vez é que, seguindo a mesma técnica, será lançado no Brasil o MateSpresso – só que, em vez do Rooibos, o insumo é o chá mate.
O MateSpresso é um blend de mate disponível nas versões verde e tostado, que possibilita seu uso nos filtros tradicionais das máquinas de espresso, sem precisar de nenhum equipamento auxiliar. De acordo com os criadores do produto, a erva mate pode ser preparada por pressão, filtragem ou passagem, assim como é feito o café.
A forma não tradicional de preparar o mate levou cinco anos para chegar ao resultado desejado. Diversas amostras foram utilizadas até encontrar uma granulometria padrão que não entupisse ou estragasse a máquina – e que produzisse um mate saboroso.
A partir de 27 de setembro o MateSpresso será vendido em uma loja virtual somente para baristas. Opções saborizadas também estão nos planos dos criadores, aumentando a versatilidade da bebida para a criação de drinks com a erva mate.
Gostou da possibilidade de fazer chá nas tradicionais máquinas de espresso? Conte sua opinião nos comentários!
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário