Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Manteiga de abóbora com chá de erva-doce

Experimente esta receita, com sabor entre o doce e o salgado e com erva-doce.

Manteiga de abóbora é um conceito um pouco estranho para nós brasileiros, assim como manteiga de amendoim. Acostumados que estamos com os doces de abóboras ou na versão salgada (o quibebe), essa receita fica um pouco no meio do caminho. Mas nem por isso menos deliciosa.

Manteiga_de_AboboraFoi na casa da Wendy, mãe de minha nora que mora em Maryland (EUA), que experimentei a manteiga pela primeira vez. Os mercados estavam repletos de purê de abóboras enlatados, já que era tempo de Thanksgiving e eles são usados para confecção de uma torta típica da data –a Pumpkin Pie (torta de abóbora).

Perguntei a Wendy: O que fazem com as sobras desse purê nas prateleiras, quando passa o evento? Foi então que ela me apresentou a essa manteiga, que ela havia feito em casa. Espalhada em um pão multigrãos, me apaixonei de cara.

O sabor fica entre doce e salgado. O ardidinho da erva-doce, do gengibre e do zimbro equilibra sabiamente a mistura. Você pode usar baunilha ou não, mas é o que dá o toque mais para o doce. Eu preferi exagerar na noz moscada. O tempero é bem por sua conta. A consistência também: Se preferir mais pastoso, use o liquidificador ao invés do mixer.

Experimente, é sempre bom descobrir novos sabores para lambuzar nosso pão nosso de cada dia.

Ingredientes

  • 400 g de abóbora descascada e cortada em cubos
  • 3 cápsulas do Chá de erva-doce TRES®
  • 3 colheres (sopa) de maple syrup ou mel
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1 colher (café) de noz moscada
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 1 colher (café) de extrato de baunilha
  • 5 bolinhas de zimbro
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

Em uma panela, junte abóbora, chá de erva-doce, gengibre e zimbro. Deixe cozinhar em fogo baixo, tampado, mexendo de vez em quando. Se necessário, pingue um pouco de água.

Quando a abóbora estiver completamente cozida, passe o mixer até virar um purê.

Adicione maple syrup (ou mel), canela, noz moscada, baunilha e sal. Deixe cozinhar até obter uma consistência mais firme, mexendo sempre. Quando o líquido estiver seco, coloque a mistura em um pote de conservas e deixe na geladeira por 3h antes de usar.

Bebidas

Erva-Cidreira e Capim-Santo: quais as diferenças

Bebidas

Pobá de cappuccino com chá de hortelã

Receitas

Arroz à grega com chá de capim cidreira TRES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *