Maionese é uma coisa meio mágica. Durante o preparo, de repente ela adquire a consistência desejada e aí é a hora de parar de bater e adicionar óleo. Por isso, recomendo muita calma e concentração. O óleo deve ser administrado em um fio bem fininho. E quando ela chega ao ponto, ouvidos atentos: O barulho do liquidificador muda para um tom mais grave.
Você vai perceber e aí é o tempo de desligar o aparelho e experimentar a consistência. Aproveite também para acertar o sal. Maionese de liquidificador é um sacrilégio para os franceses, mas aqui é praticado com a maior facilidade no dia a dia das donas de casa. Substituir leite pelas gemas então, pecado mortal. Mas é muito bom.
O Dona Clara faz toda diferença. Esta receita vai para meus leitores do Norte e Nordeste que têm facilmente acesso ao tempero. E para nossos leitores do resto do País, substitua por cominho em pó e pimenta do reino ou outra especiaria de sua preferência. Mas pra quem conhece bem D. Clara sabe de antemão que vai ficar muito bom.
Ingredientes
- 1 xícara de leite
- ½ colher de tempero Dona Clara com cominho (ou cominho desidratado e pimenta do reino)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de salsinha desidratada
- 1 colher (sopa) de cebola
- Óleo de canola ou milho o quanto baste
- 400 g de batata bolinha cozida com casca e cortada em fatias.
Modo de Preparo
Em um liquidificador, coloque o leite, o tempero Dona Clara, a cebola, a salsinha e o azeite.
Bata e comece adicionar o óleo aos poucos, batendo sempre até adquirir a consistência de maionese. Depois é só misturar com as batatas cortadas. Acerte o sal e enfeite com salsinha fresca.
Deixe um comentário