Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Macarrão Bucatini com sardinha

Uma receita de macarrão Bucatini com sardinha que está na família há anos. Confira a receita que é da minha vovó!

Instigada pela pergunta que nossa editora Kelly Stein me fez – “como um amador pode fazer boas fotos de alimento?” – resolvi unir dois eventos: fotografar fora do estúdio e ensinar uma nova receita para meu filho.

Alguns dias antes, meu filho Fernão encantado com uma bandejinha de sardinhas que o seduziu no supermercado, havia me pedido uma receita para transformar a brilhante mercadoria prateada em puríssimo sabor. Relembrei um macarrão que minha avó preparava com folhas de erva doce e sardinhas. O pacote das lembranças veio por inteiro: sua desenvoltura ao tratar com os feirantes, que sempre a chamavam pelo nome; a troca de receitas rápidas entre eles e os outros compradores e o jeitinho para conseguir mais folhas de erva doces, que eles iam arrancando dos bulbos remanescentes, enquanto carinhosamente o vendedor afirmava: “Tudo bem dona Néia, aposto que fará bom proveito. Tem gente que nem dá valor às folhas e joga fora!”. E assim ela não precisava levar os bulbos correspondentes às folhas necessárias para a confecção do bucatini.

Se não for usar o jeitinho italiano de minha avó, compre os bulbos necessários. Eles se conservam bem e ficam ótimos só com sal e azeite ou, se preferir, prepare a sopa de erva doce e tomate que já publiquei aqui.

Propus o desafio para meu filho: ele fotografaria a confecção do prato durante o preparo em sua casa com sua câmera amadora e usando só os recursos existentes. Não levei nada do meu estúdio, exceto um rebatedor branco (isopor), que usei na foto final para rebater a luz natural que incidia em seu jardim.

Se você quer fotografar suas produções culinárias também, anotem alguns conselhinhos:
1 – use luz natural de janela rebatida com qualquer superfície branca;
2 – se a foto for noturna, procure usar a luz ambiente, aumente o ISO se necessário;
3 – não use o flash da câmera, pois ele elimina todo o volume e nuances de cor;
4 – use e abuse do macro (normalmente nas câmeras amadoras é o ícone da florzinha);
5 – aponte o foco para o que você quer ressaltar e escolha aquele cantinho interessante de sua casa para compor a cena. Boas fotos!

Ingredientes

• 1 pacote de bucatini (500 gr)
• 1 xícara de folhas de erva doce picada
• 400 gr de filé de sardinha (sem espinhas e escamas)
• 6 filés de anchovas em conserva
• 200 gr de molho de tomate
• 1 cebola picada
• 1 cálice de azeite
• 2 colheres (sopa) de uva passas
• 2 colheres (sopa) de pinoli (ou castanha de caju)
• 1 envelope de açafrão em pó (ou 1 colher de chá de tempero d. • Clara sem cominho)
• Noz moscada
• Sal

Modo de Preparo

Refogue a cebola com a metade do azeite, acrescente o molho de tomate, a erva doce, pinolis, uvas-passas, noz moscada e a anchova. Cozinhe por 5 minutos.

Acrescente os filés de sardinha e deixe cozinhar com a panela tampada. Mexa de vez em quando. Adicione o resto do azeite e deixe o molho encorpar em fogo baixo.

Enquanto o molho é preparado, cozinhe o macarrão bucatini na água fervente e sal grosso. Escorra. Coloque a massa na panela de molho e acrescente o açafrão (ou o tempero D. Clara) dissolvido em 1 cálice de água quente.

Dicas:
1 - Corrija o sal do molho no final, pois a anchova já é salgada.
2 – Cozinhe o macarrão em água abundante e fervente com sal grosso. Nunca coloque óleo na água, pois ele impede que o molho incorpore na massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *