Já falei desse clássico francês em posts sobre A Tradição do Macaron e o Legado Ladurée, mas hoje vamos aprender como prepará-lo em casa! Quem dá a receita é, nada menos, que uma das autoridades no Brasil quando o assunto é confeitaria: Fabrice Le Nud.

O chef francês, que chegou ao Brasil em 1989, confessa ser um coffee addicted e toma em média 6 a 8 cafés por dia e tem o expresso como seu favorito. “Comecei a gostar da bebida aos 14 anos no mundo do trabalho, junto com os padeiros. Naquela época, o cafezinho era acompanhado de rum também”, conta.

Essas e outras guloseimas podem são comercializadas em seu cantinho – a Douce France –, mas se você quer testar suas habilidades com este petit four très chic, é só colocar a mão na massa!

Por ser crocante por fora e macio por dentro, o macaron é um sucesso por onde passa! Ótimo acompanhamento para o cafezinho, ele foi criado pelas freiras de um convento na Cidade de Nancy na França. Seu preparo é fácil, mas o segredo está na regulagem no forno. Uma temperatura mais quente ou fria pode arruinar a receita.

Macaron de Café
Rendimento: 30 unidades

Ingredientes:
Massa Básica:
280 gr de açúcar de confeiteiro
160 gr de farinha de amêndoas
130 gr de claras de ovos
30 gr de açúcar comum

Recheio de Creme de Manteiga:
200 gr de claras
400 gr de açúcar
600 gr de manteiga, cortada em cubinhos
20 gr de café solúvel

Modo de Preparo:
Massa Básica:
Peneire o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas juntos e reserve. Bata as claras com o açúcar até obter um suspiro bem firme. Misture delicadamente o café líquido para acentuar seu sabor. Aos poucos e com delicadeza, incorpore a mistura peneirada.

Coloque uma folha de silpat (folha de silicone antiadrente) sobre uma assadeira e coloque-a dentro de uma outra assadeira. Com um saco de confeitar e bico liso médio, pingue a massa com distância de 5 cm entre os macarons. Leve imediatamente ao forno pré-aquecido, moderado (170ºC) durante 10 minutos. Retire a assadeira de baixo e asse mais 5 minutos. Retire e deixe esfriar.

Com espátula, retire os macarons da assadeira e recheie com o creme desejado.

Recheio de Creme de Manteiga:
Ferva o açúcar e 150ml de água em até 121ºC (ponto de bala). Enquanto isso, bata as claras e junte a calda, continuando a bater até esfriar. Batendo sempre, junte os pedacinhos de manteiga aos poucos. Misture então o sabor desejado, neste caso, o café.

Dicas:
1 – Os macarons já recheados poderão ser conservados no freezer pelo prazo de uma semana.
2 – Esta receita é bem flexível e pode receber os sabores de sua preferência. Se quiser de framboesa, por exemplo, é só acrescentar o corante rosa na massa básica e fazer o creme com Creme de Manteiga 300 gr. + 50 gr de framboesas congeladas.
3 – Para outros sabores:
Pistache: 300 gr de creme de manteiga + 50 gr de pasta de pistache.
Avelã: 300 gr creme de manteiga + 50 gr de pasta de avelã.

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

Posts recentes

Cocada Napolitana de Frisco

Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!

6 de agosto de 2024

Cocada de Colher de Frisco

Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!

4 de junho de 2024