Esta é minha sugestão para o almoço de Páscoa. O lombo fresco suíno popularizou-se nos mercados, superior as versões congeladas. Isso é soberbo, pois a carne que antes tinha a pecha de ser difícil de ficar macia e untuosa hoje facilmente alcança essa proeza.
O lombo fresco e as diferentes formas de preparo permitem que ele fique imerso em líquidos (como café e o vinho) e seja selado antes de ir ao forno. A selagem mantém os líquidos dentro da carne, fazendo com que o cozimento não a resseque.
As especiarias e os líquidos dão conta de emancipar o sabor, já que a textura será de derreter na boca. Se precisar acertar a receita para diversos pesos do suíno, é muito fácil: Aumente ou diminua as quantidades dos componentes na proporção.
E um delicioso almoço de Páscoa a todos.
Ingredientes
- 1.200 kg de lombo suíno
- 500 ml de Café 3 Corações Tradicional
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 70 ml de vinho branco seco
- 2 dentes de alho
- Sal grosso a gosto
- 1 ou 2 colheres (sopa) de mostarda com sementes
- Alecrim, orégano fresco e tomilho a gosto
Modo de Preparo
Coloque o lombo em uma forma refratária e cubra com a mostarda. Em seguida, espalhe o alho e as especiarias.
Coloque o café e metade do vinho. Deixe no mínimo por duas horas (máximo 24h) em geladeira para pegar bem o tempero.
Em uma frigideira, coloque a manteiga e sele a carne até dourar de todos os lados. Acrescente o sal e coloque de volta o lombo na forma.
Coloque o restante do vinho na frigideira e jogue esse caldo por cima do lombo. Asse em forno a 180ºC até ficar no ponto (aproximadamente uma hora), regando sempre com o caldo. Nos primeiros 20 minutos, cubra com alumínio. Depois descubra até o final do cozimento.
Deixe um comentário