Chutney talvez seja a receita mais conhecida da culinária indiana. Na Inglaterra, país do qual a Índia foi colônia, é possível encontrar lojas inteiras só dedicadas ao produto. Por quase toda a Europa, o chutney de manga se popularizou como acompanhamento de carnes. Mas na Índia é muito mais do que isso: é a essência da herança da gastronomia local.
Por ser um país quente, foi essencial para sua sobrevivência conservar alimentos – e o chutney foi uma solução bem esperta nesta cultura milenar. A mistura de açúcar, sal e especiarias, além de prover sabor, prolonga a vida das frutas. É possível achar milhares de receitas só variando as frutas e os condimentos.
O café torrado e moído entrou aqui como um condimento, e o chutney cafeinado ficou especial para ser degustado com uma carne mais suave, como a suína. E por que não peixes? Feito com laranja ou limão, quem gosta de sabores conflitantes vai se surpreender.
Ingredientes
- 2 colheres (chá) do Café Torrado e Moído 3 Corações Tradicional
- 4 limões em rodelas finas (ou laranjas)
- 3 cebolas grandes em rodelas finas
- 1 colher (sopa) de sal
- 40 ml de vinagre branco
- 200 g de açúcar mascavo (ou branco)
- 3 colheres (sopa) de passas brancas
- 6 damascos
- 2 colheres (sopa) de pimenta do reino moída grosseiramente
- 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
Modo de Preparo
Em uma vasilha, coloque as rodelas de limão, salpicando sal e alternando com rodelas de cebola. Deixe na geladeira por 24 horas.
Após este processo, coloque os limões e as cebolas em uma panela, acrescente passas, damascos, gengibre, açúcar, café torrado e moído e pimenta do reino.
Cubra com o vinagre e cozinhe até formar uma calda. Coloque em um vidro com tampa na geladeira e espere de 4 a 6 dias para consumir.
Deixe um comentário