A origem da granita é siciliana e o sabor mais popular, que podemos degustar por toda a ilha, é a de limão amarelo (que costumamos chamar aqui no Brasil de limão siciliano). A granita é mais rústica que o gelato ou o sorbet, pois estes são geralmente feitos em máquinas que tornam a sobremesa mais cremosa. Ela é “roots” mesmo, com uma textura mais cristalina e que lembra a nossa raspadinha servida aqui no Brasil. Diz a lenda, que esta receita foi elaborada pela primeira vez com neve misturada ao limão. Não tenho certeza, mas posso dizer que ao redor do vulcão Etna, na Catânia, a neve corre solta mesmo quando o sol está ao nível do mar.
A Sicilia é imperdível. Essa Ilha, situada no Mediterrâneo, já foi a Magna Grécia. É possível encontrar templos gregos mais bem cuidados do que em Atenas. Por ter sido colonizada primeiramente pelos cartagineses, depois pelos gregos e romanos e apresentar influências bizantinas, árabes e também normandas, existe uma mistura abençoada que dão o toque para a culinária local. A riqueza dos frutos do mar, os molhos de tomates cultivados em terras vulcânicas e os risotos (receitas recentes) são dádivas dos deuses que parecem ainda habitar a ilha. Para quem adora um mercado como eu, o de Vucciria na cidade de Palermo é saboroso só de olhar. Por ser localizada em uma região próxima ao antigo Porto de Palermo, essa área comercial recebeu iguarias do Oriente, Veneza, Genova e outros entrepostos importantes. Ele mantém sua atmosfera mágica e ainda agrega ingredientes seculares desde sua origem no século XII até os dias atuais.
Adoro a Sicília e, quando começo a falar dela, não paro mais. É uma pena que esteja tão associada à máfia, deixando suas virtudes de lado para alguns desavisados. Para rebater essa pecha, vamos esquecer os poderosos chefões e ver o filme “O leopardo”, que fala de uma época gloriosa de sua história: O Reino das duas Sicílias. Baseado no livro do escritor siciliano Giuseppe Tomasi di Lampedusa.
E se você agora está na praia, não necessariamente no Mediterrâneo mas no nosso querido Atlântico, não deixe de preparar essa receita de granita, com ou sem álcool. Criei com muito carinho e ao nosso gosto. É um aperitivo delicioso ou mesmo um finalizador de refeições.
E já que fizemos esse breve passeio pela Sicília, se você se interessa por história antiga, indico um livro para degustar nas férias: Férias Pagãs de Tony Perrotet (Editora Rocco). O escritor australiano refaz o caminho que os antigos romanos costumavam percorrer quando saíam pelas terras do Império em busca de aventuras, dando origem ao turismo como o conhecemos hoje. Um banho de cultura e história. Boas férias!
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário