Cresci comendo geleia de mocotó feita pela minha mãe. Os adultos se refestelavam com a carne feita em forma de salada e nós crianças, tínhamos que esperar o dia seguinte para a geléia ficar pronta. Foi aí que resolvi experimentar a carne também, e até hoje adoro.
Foi um grande desafio para meu paladar infantil. Quanto a geleia, o sabor também era totalmente inesperado. Quando oferecia para meus amiguinhos da escola, eles achavam que iam comer aquela coisa borrachenta branca e rosa, lembram ? Ou mesmo a “Colombo”, que era vendida em copinhos, talvez honesta, mas de gosto duvidoso. (essas referências são para maiores de 50 anos…hehehe). Mas o sabor da nossa geléia era inigualável, todos se apaixonavam.
Havia duas receitas correntes em minha família: mamãe preparava com leite, açúcar e canela. Vovó, italiana e com um espírito bem mais hedonista do que o de minha mãe, preparava com vinho do porto. Adorava as duas, mas confesso que preferia a com vinho do Porto em sua transparência amarelada e o pecaminoso gosto alcoólico. Pra não ficar “nem tanto ao mar, nem tanto a terra”, pensei numa versão mais moderna onde o café, chocolate e pimenta podem conviver com o doce e sem esquecer um pouco de álcool, que realça os sabores. Muito bom!
Se você não gostar da carne do mocotó ou o “pé de boi”, como dizia sempre a Tonha, uma querida cozinheira baiana que trabalhou comigo nos anos 80, você pode doá-lo. Tenho certeza que muita gente adora. Ou então faça como eu, tente desafiar seu paladar. Nunca é tarde para acrescentar novos sabores em nossa paleta gustativa.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário