Na verdade, é um omelete. Mas, minha mãe costumava chamar de fritada e assim ficou. Aliás, minha mãe, grande recicladora, sempre praticou uma cozinha sustentável, mesmo antes desse termo ser inventado. Tudo que é sobra de macarronada, refogados de legumes e o famoso picadinho acabavam em fritada. Mas essa de espinafre era preparada sempre em primeira mão.
Costumo comprar o espinafre já limpo. Facilita muito o preparo. São pouquíssimos passos e o resultado é uma refeição. Mesmo limpo, é interessante colocar o espinafre numa peneira e dar uma chuveirada nele, ou seja, colocar uns instantes em água corrente. Assim, quando colocá-lo para cozinhar em panela tampada, a água que ficou nas folhas ajuda a promover um rápido cozimento. Não é adequado cozinhar espinafre com muita água, pois todos os sais minerais e vitaminas se vão com ela. O mais difícil, mas mesmo assim divertido, é virar a fritada. É uma habilidade fácil de adquirir e quase indispensável para quem quer se enfronhar na cozinha.
É uma refeição rápida, completa e fácil de preparar. Experimentem!
Ingredientes
- ½ maço de espinafre já limpo
- 1 colher (chá) de tempero Dona Clara com cominho ou 1 colher (café) de páprica picante e ½ de cominho
- 3 ovos
- 1 colher (café) de manteiga
- ½ xícara de queijo parmesão ou meia cura ralados.
- Azeite.
Modo de Preparo
Cozinhe o espinafre com a água que sobrou da lavagem (não coloque mais) em uma panela tampada por alguns minutos. Retire do fogo e pique sobre uma tábua.
Misture bem os ovos com a ajuda de um fuet em um bowl. Acrescente queijos e temperos. Misture o espinafre e corrija o sal.
Frite em uma frigideira antiaderente com uma colher (café) de manteiga e um pouco de azeite. Quando estiver frita de um lado, vire a fritada com o auxilio da tampa e cozinhe do outro lado.
Dica: Para saber se o lado está frito, levante as bordas com uma espátula e veja se elas estão sólidas. Se sim, use a tampa lisa ou prato sem laterais pronunciadas para virar. Basta colocá-la por cima e virar a frigideira, escorregando o lado cru para dentro da panela.
Deixe um comentário