Clafoutis é uma espécie de torta/flan típica de Lyon, região central da França. A sobremesa também é conhecida como flan de cereja. Normalmente se usa kirsh no preparo, que é uma aguardente alemã preparada com cerejas negras. É diferente do licor, que é adocicado.
Usei a nossa boa e velha cachaça neste preparo, já que está mais a mão. Mas se quiser usar o kirsh, fica a sugestão. O café torrado e moído, coado no leite, dá um toque delicioso à massa, harmonizando os sabores de maneira singular.
Como as cerejas são sazonais no Brasil e fora de temporada os preços são salgados, sugiro usar ameixa fresca. Sabe aquela vermelho escura? O sabor fica bem semelhante. Mas é sempre bom experimentar a receita original que os franceses criaram com tanto rigor.
Ingredientes
- 350 g de cerejas maduras sem caroços
- 1 colher (sopa) de Café Torrado e Moído 3 Corações Extra Forte coado em 40 ml de leite quente (ao invés de água)
- 50 g de farinha de trigo
- 50 g de açúcar
- 2 ovos
- 1/2 copo de cachaça de boa qualidade
- 1 pitada de sal
- Manteiga para untar a forma
Modo de Preparo
Coloque as cerejas de molho na cachaça por 24 horas. Após esse tempo, coe e reserve.
Em uma vasilha, coloque a farinha, o açúcar e a pitada de sal. Misture bem. Coloque metade do café torrado e moído coado no leite e os ovos. Depois de bem misturado, coloque a outra metade da bebida.
Cubra uma forma de torta untada com as cerejas. Coloque a massa por cima e leve ao forno (180ºC) por 45 minutos. Salpique açúcar de confeiteiro por cima antes de servir.
Deixe um comentário