Essa receita foi feita na casa da minha amiga Jussara, onde passei o último Natal e Ano Novo. Ela mora em Cole Val D’elza, na Região da Toscana/Itália. Geralmente nos finais de tarde, depois de passearmos por toda região, ela preparava um delicioso café. Era nosso momento de conversarmos sobre a vida e relembrarmos os tempos da FAU, sob o olhar atento de Lucífero, o gato adotivo que sempre vinha à cozinha pedir um pratinho de comida.
Num desses dias, ela me ofereceu junto ao café essa casquinha de laranja, que mais parecia um fósforo desenhado por Matisse. A receita foi concedida por uma amiga, senhora muito idosa, que morava ali perto. E sabe como é: receitas são como vírus, vão se locomovendo através do mundo e se transmutando com características locais.
De um modo geral, os europeus que tenho contato, costumam aproveitar muito todos os ingredientes. Coisas que às vezes descartamos, para eles são mais um elemento a compor um prato. Jussara com sua paciência e carinho, fez a receita para eu aprender cada passo e permitiu que eu fotografasse todo o processo. Acompanhei avidamente! As fotos estão um pouco tremidas, mas traduzem o ritmo em que foram feitas, sem perder nenhum passo.
Aquelas gotinhas de suco para deixar o açúcar bem “arenoso”, como eu chamei, é imprescindível. Cozinhar as cascas até elas absorverem todo o açúcar também. Veja como a panela ficou quase limpa no final do processo. Ela também coloca essas cascas em bolos, gratas surpresas em cada mordida. E aproveitar as cascas da laranja também é uma excelente idéia. Não acham?
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário