O nome da receita até rima e seu sabor intriga o paladar de quem a experimenta. O café entra em cena na finalização do prato, que é um clássico do cardápio do Octavio Café & Bistrô, e dá um toque de Midas!
Se você não tem tempo de dar passadinha lá ou não mora em São Paulo, a chef Kika Toledo, conta como preparar esta delícia. Para ela, a bebida é essencial para começar o dia e indispensável depois do almoço, mas nem foi sempre assim. “Eu gostava muito do ritual de preparar o café e servir as pessoas, mas minha verdadeira paixão pelos sabores e aromas do café foi despertada somente depois de uma viagem à Itália”, conta.
A chef, que também é formada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA em gestão financeira, decidiu dedicar-se à gastronomia em 2004 e nunca mais parou. Sua mais recente estréia é o menu renovado do Octavio Café, onde ela tem a liberdade de brincar com diversos ingredientes harmonizados com o café.
Pronto para experimentar uma receita VIP? Mãos à obra!
Receita de Filé ao Café
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
Filé:
180 gr de filé mignon
10 ml de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Molho:
20 ml de azeite
150 mls de molho rôti (compre em saquinho em supermercados)
100 mls de creme de leite fresco
30 ml de vinho do porto
15 ml de aceto balsâmico
30 gr de salsão
30 gr de cebola
10 gr de funghi porcini
Tomilho a gosto
Azeite de café:
Rendimento: 250 mls
Tempo: 24 horas
100 ml de óleo de milho
50 ml de azeite extra virgem
50 gramas de pó de café
Modo de preparo:
Filé:
Tempere o filé com sal e pimenta do reino. Sele em uma frigideira pincelando o azeite e reserve.
Molho:
Demolhe (coloque de molho) o funghi seco em 15 mls de água morna durante aproximadamente 3 minutos ou até que fiquem macios. Reserve a água.
Acrescente 20 mls de azeite e salteie a cebola, o salsão e o tomilho na frigideira e deixe dourar bem. Flambe com vinho do porto. Adicione o aceto balsâmico, o molho rôti, a água do funghi e deixe ferver. Coe, adicione o creme de leite fresco e reduza pela metade.
Azeite de café:
Coloque o azeite, o óleo e o pó de café em uma panela e aqueça por 30minutos em fogo baixo, sem ferver. Deixe descansar por um dia em temperatura ambiente. Coe em um coador de pano e reserve.
Montagem do prato:
Coloque o filé num prato juntamente com um pouco do molho preto, os funghis e finalize com o azeite de café. Acompanha batatas ao alho e alecrim e saladinha de pupunha com manjericão.
Dicas:
1 – É muito importante não deixar que o azeite ferva durante esse processo.
Para quem gostou desta combinação, confira as receitas de Azeite de Café e Balsâmico Espresso preparadas especialmente por Stela Morato.
que filé maravilhoso eu amo esta combinação de sabor
Delicioso, não é mesmo Madalena?
É de dar água na boca.
Experimente e conte para a gente o que achou.
Abraços, volte sempre.