Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Fetuccine com maionese e café

Lembro muito bem do preparo deste prato. Minha avó fazia a massa em casa. Imagine comprar “pasta”! Na década de 60, grande parte dos paulistanos descendentes de italianos preparava a própria massa de macarrão. Tábua de madeira enfarinhada era nosso brinquedinho, que eu sempre revezava com minhas irmãs. Tinha também a manivela – máquina de transformar a massa em formato de “pasta”. Seus cilindros e cortadores mágicos acertavam a espessura e ao forma do macarrão. A briga do “nono” e da “nona” era pela espessura da massa e aqueles milímetros eram disputados a custa de muita negociação. Vovô gostava dela mais espessa e vovó mais fina. Ela dizia que o sabor do molho pegava melhor e eu, até hoje, concordo com ela.

Outra imagem que tenho bem clara é a confecção da maionese. Num prato minha avó combinava uma gema crua e uma cozida e amassava com o garfo, adicionando o azeite. Sempre que eu ver um amarelo Miró, ou pinceladas de Manabu Mabe, sentirei o gosto desse prato e terei perfumes de minha infância. Agora, de onde minha avó italiana teve ideia de misturar maionese, molho de origem espanhola que se popularizou na França? Isso nunca vou saber! Nunca comi esse prato na Itália, muito menos na França. E, conforme fui crescendo, senti falta de um toque mais amargo que cortasse o sabor da maionese. Por isso, introduzi o café na receita. Todos para quem o preparei adoraram. Não se esqueça: use uma massa de excelente qualidade, o molho exige!

Ingredientes

  • 3 gemas cozidas
  • Azeite virgem
  • Óleo de milho ou canola
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • Suco de meio limão
  • 1 colher (sopa) de molho inglês.
  • Sal a gosto
  • 400 gramas de fetuccine grão duro
  • 1 cebola grande picada
  • 50 gramas de manteiga
  • 1 copo de creme de leite fresco
  • 1 xícara de expresso ou café coado
  • 300 gramas de ervilha fresca ou congelada
  • 1 copo de maionese

Modo de Preparo

Para a maionese, amasse as gemas com o garfo e vá adicionando óleo, batendo sempre até começar a ter consistência de maionese. Termine com o azeite extra virgem. Quando estiver pronta, adicione a mostarda, o molho inglês o limão e o sal. Reserve. Observação - Normalmente preparo a maionese com dois ovos inteiros no liquidificador sempre em movimento. Adiciono o óleo/azeite aos poucos até atingir a consistência da maionese. Depois coloco os temperos acima.

Doure a cebola na manteiga. Acrescente a ervillha (já descongelada ou fresca) e deixe em fogo médio até ela cozinhar. Em seguida, acrescente o café e o creme de leite e deixe reduzir um pouco. Reserve.

Enquanto isso, o macarrão já deve estar cozinhando. Quando a massa estiver “al dente”, coe, e passe imediatamente para a frigideira ou wok. Misture-o com o tempero feito previamente. Certifique-se que o sal e a temperatura da massa são ideais. Desligue o fogo e acrescente a maionese. Misture bem e sirva imediatamente.

Dica:
1 - Costumo preparar maionese. Nunca compro pronta, pois não gosto do sabor e da textura.
Alerto meus leitores para o risco de contrair doenças como a salmonella e outras existentes nos ovos crus. Uma maneira de contornar esse problema é utilizar 3 gemas cozidas para o preparo da maionese. A quantidade de óleo é dada pelo ponto da maionese, depende do tamanho das gemas.
2 - Use uma frigideira bem grande ou Wok. É importante que todos os ingredientes caibam, pois você poderá levá-la para a mesa.
3 - Se você for um “louco por curry”, acrescente ½ colher (café) do tempero indiano na maionese.

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

5.091 respostas para “Fetuccine com maionese e café”

  1. nara disse:

    Quem diria! macarrão com café! Ficou uma delícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *