O mescal tornou-se para mim a bebida em homenagens aos mortos. De origem mexicana e retirado do agave, ele diferencia-se da tequila por passar por menos processos de destilação. Seu sabor é mais rústico, com um leve defumado – aliás, agradabilíssimo.
Conheci o mescal quando estive no Dia de Muertos em Oaxaca, cidade mexicana onde a festa é mais típica. Garrafas passam de mão em mão nos cemitérios, onde os moradores homenageiam seus mortos ao som de muita música, comida e bebida. Os túmulos lindamente iluminados e floridos são um palco para consagrar aqueles que se foram e, segundo a lenda, voltam nesse dia para visitar o mundo dos vivos.
Altares com frutas, alimentos e bebidas preferidas dos mortos são também erguidos nas residências, para que se deliciem com os quitutes da terra. Parece estranho para quem não cultua essa tradição, mas quando entramos no clima da cidade, tudo parece fazer muito sentido. Ao som de metais e cordas dos mariachis, degustando quesadillas e sorvendo mescal, tudo parece um transe que a vida nos oferece para chegar mais perto de quem já se foi.
Com um pouco das oferendas mexicanas (como o chocolate e o mescal), podemos substituir a tristeza pelas boas lembranças daqueles que não estão entre nós.
Para preparar o seu drink, o primeiro passo é tirar uma cápsula de chocolatto da sua máquina TRES®. Depois de esfriar, coloque-o em um copo que já recebeu as pedras de gelo e uma dose de mescal.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário