Dicas para a sua cozinha #4: Blog Cozinha de Ideias

Confesso humildemente que tive dificuldades para escrever o próximo post desta série especial com truques culinários. Considerando meu pouco repertório na cozinha, isso já era previsível. Mesmo assim, não me dei por vencida e resolvi pedir ajuda. Uma série de pessoas com diferentes backgrounds irão dividir alguns segredinhos de suas cozinhas conosco.

Nossa primeira convidada foi escolhida a dedo e nos serve de inspiração. A blogueira Ana Franco, do Cozinha de Ideias, admite que não sabia cozinhar e que o chamado das panelas aconteceu sem querer. “Me refugiei na chácara da família e, enquanto ouvia Elis Regina cantar “Casa no Campo”, tive uma epifania: vou trabalhar com gastronomia. Veja bem, eu nunca tinha cozinhado nada. Eu gostava muito de ler receitas e até de colecioná-las, mas o máximo que fazia era brigadeiro. Não sei porque a ideia de ser cozinheira, mas uma epifania é assim mesmo, acontece sem maiores explicações e me deu certeza de que esse era o caminho a seguir”, conta. Este insight resultou em um catering, chamado Ana Banana, e muitas histórias para contar.

Inspiradas(os)? Vamos às dicas quentíssimas que ela gentilmente divide conosco.

Salsinha bem picadinha e soltinha é mais fácil de fazer do que você imagina! O primeiro passo é separar as folhas do talo e NÃO lavá-las. Faça um “montinho” com elas e corte com uma faca afiada até ela ficar bem picada. Coloque-as em cima de um pano de e faça uma trouxinha juntando as pontas do pano com a salsa no meio. Coloque sob água corrente (torneira aberta) e vá espremendo. Vai sair um líquido verde. Repita o processo até que o líquido extraído seja incolor. Esprema bem até retirar todo o líquido e abra a trouxinha. A salsinha estará soltinha e seca! Ótima para finalizar pratos ou para adicionar ao molho branco sem risco de manchá-lo de verde.

Para obter caldos (de legumes, carne, frango ou peixe) límpidos e cristalinos, sem aquele aspecto “nublado/turvo” é muito simples: nunca deixe que o caldo atinja o ponto de fervura aberta, com grandes bolhas. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo médio, isto é, apenas com pequenas bolhas se formando na lateral. Retire a espuma que vai se formando com uma escumadeira. Se quiser retirar toda a gordura do caldo, espere que ele esfrie e leve à geladeira. No dia seguinte a gordura terá se condensado na superfície do caldo e assim você poderá retirá-la facilmente com a ajuda de uma colher.

Pontos de Carne – vai grelhar aquele pedação lindo de picanha, mas não sabe como verificar o ponto da carne? Esse truque é infalível. Junte o polegar e o indicador formando um sinal de “ok”. Com o indicador da outra mão, apalpe o “montinho” localizado abaixo do dedão, chamado de Monte de Vênus. A resistência oferecida é igual à textura da carne crua. Na mão que você está fazendo o sinal de “ok”, troque o dedo indicador pelo médio, e você terá o ponto “mal-passado”. Substituindo o dedo médio pelo anelar, o ponto será “ao ponto”. E finalmente, substituindo o anelar pelo dedo mínimo, temos o “bem passado”. Para ficar mais claro, dê uma olhada nessas imagens do blog The City Cook e nunca mais perca o ponto do seu churrasco!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Cocada Napolitana de Frisco

Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!

6 de agosto de 2024

Cocada de Colher de Frisco

Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!

4 de junho de 2024