Receitas

Dicas para a sua cozinha #2

Para quem não tem habilidade na cozinha, o desafio é grande: cozinhar bem e sempre! Como já contei aqui, minha missão diária é preparar algo que esteja à altura de meu exigente paladar. Continuando a série com dicas práticas na cozinha, segue mais uma lição básica. Alguns truques vêm do meu repertório pessoal (lições de vovó e mamãe) e outros são provenientes de pesquisa na internet e em livros.

Como evitar que a pipoca se queime – existe alguma coisa mais constrangedora que queimar pipoca? Sim! Quando se queima a pipoca de microondas (aquela que vem preparada para receber calor e estourar). Não fique encabulado, isso já aconteceu comigo mais de uma vez até eu aprender que o intervalo entre um estouro e outro deve ser entre 3 a 5 segundos. Quando isso acontecer, desligue o fogo da panela ou o microondas e pronto! Depois e só aproveitar.

Como tirar o odor de garrafas térmicas – faz muito pouco tempo que aposentei minha garrafa térmica, pois prefiro meu cafezinho bem fresco. Quando ainda a usava diariamente não sabia o que fazer para tirar aquele cheiro estranho que aparece depois de um tempo de uso. Agora, descobri que basta lavá-la com um pouco de água quente e sal para eliminar o odor indesejado. Deixe esta mistura de molho dentro da garrafa et voilá! Enxague novamente e ela está pronta para o uso.

Para tirar a baba do quiabo – eu amo quiabo, mas não suporto aquela babinha (gosminha) que ele solta enquanto é manejado. Para evitar isso, basta pingar algumas gotas de limão nele ainda cru, antes de cozinhar.

Deixando o milho mais macio – o inverno está chegando e a época de festas juninas e milho verde também. Se você quiser cozinhar a espiga de milho sem que ele fique duro, cozinhe-o em apenas água e acrescente o sal depois de cozido.

Como evitar que o bacon encolha tanto na fritura – para evitar que as fatias de bacon encolham muito enquanto são fritas, fure-as fatias com um garfo.

Como manter as formigas longe da cozinha – Elas estão em todo lugar, mas a cozinha é um paraíso de alimentos e doces para as incontáveis formiguinhas que perambulam incansavelmente pelos armários, azuleijos, fogões e dispensa. Para acabar com a festa delas, basta espalhar sal, talco ou casca de pepinos nos lugares onde elas passam.

Publiquei há algum tempo que o pó de café usado também pode espantar as formigas. Basta colocá-lo no caminho delas e pronto. Lembrando que este pó usado não deve conter açúcar.

Como salvar o feijão salgado – Li em algum lugar que o sal deve ser como a inocência: “melhor pecar pela falta do que pelo excesso”, mas nem sempre é assim. Se você errou a mão, adicione algumas folhas de couve, pois ela absorve o sal e ainda dá um toque especial ao feijão.

Se você também dicas de como facilitar a vida na cozinha, envie e compartilhe conosco. Provavelmente, você ajudará algum estômago alheio.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Cocada Napolitana de Frisco

Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!

6 de agosto de 2024

Cocada de Colher de Frisco

Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!

4 de junho de 2024