É praxe, com a mudança de estação, as gripes se instalarem. É um tal de coceira na garganta, coriza e outras indisposições. Existem milhões de receitas caseiras para dor de garganta e resfriados, mas essa receitinha xamânica juro que dá certo.
Experimentei no México, por ordem dos curandeiros com os quais me tratei por lá. Conhecido como achiote, o nosso colorau está presente na América do Sul, Central e no México. Nomeado de bija nas Antilhas, Panamá e Colômbia, achote ou rocú na Venezuela ou nas Guianas – na Guatemala atende pelo nome de color ipiacu.
Mas são todos a mesma semente colorida que nossos índios usam para pintura corporal e mesmo como antisséptico. Se a garganta reclamar, ou mesmo para clarear a voz, experimentem. Nada como reviver hábitos ancestrais.
O preparo dura dois minutinhos. É só misturar uma colher (café) do colorífico D. Clara (colorau ou urucum) com uma colher (sopa) de açafrão-da-terra (cúrcuma). Depois, é só acrescentar na mistura uma colher (sopa) de mel de eucalipto. Tome uma quando estiver com dor de garganta ou comecinho de gripe, duas ou três vezes ao dia.
Deixe um comentário