O nome pode parecer estranho, mas o sabor é delicioso. O popular prato caribenho tem suas origens nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, na costa africana. Como houve uma grande imigração dos residentes do arquipélago nos anos 1950 para o Caribe, principalmente para Cuba, ropa vieja tornou-se um ícone cubano.
É um daqueles pratos que suporta inúmeras variações, composições e estilos, mas sempre contempla algum tipo de carne e grãos. Minha assistente Lili, que tem origem espanhola, diz que sua mãe fazia a receita com restos de carne e acrescentava ovos cozidos e pimentão. Outros o fazem com frango. Alguns servem com arroz.
Considero o grão de bico fundamental, pois certamente é uma reminiscência da receita original, tão bem adotado dos árabes pelos espanhóis. Introduzi a cafeína e a carne seca por minha conta, ficou danado de bom. Experimente.
Ingredientes
- 350 g de acém ou peito cortado em cubos
- 350 g de carne seca cozida
- 50 g de bacon picado em cubos
- 1 colher (sopa) do Café Torrado e Moído 3 Corações Tradicional
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates sem pele e sem semente picados
- 1/2 copo de uvas passa
- 2 folhas de louro
- 1 chili e 1 pimenta vermelha sem sementes picados
- 1 colher (chá) de páprica picante
- 1/2 copo de vinho
- 2 copos de caldo de galinha
- 1 lata de grão de bico cozido
- Salsinha picada a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite
Modo de Preparo
Coloque o café torrado e moído para dissolver no vinho branco. Reserve.
Em uma panela de pressão, refogue o bacon no azeite. Quando ele estiver crocante, adicione cebola, alho e a carne em cubos. Coloque a mistura do vinho, pimentas, louro, tomate e caldo de galinha.
Cozinhe até a carne ficar tenra para desfiar. Desfie com um garfo na própria panela e adicione a carne seca, as passas e a páprica. Deixe secar um pouco o caldo e adicione o grão de bico. Sirva com salsinha picada.
Deixe um comentário