Você, talvez, nunca tenha ouvido este nome antes. Calma, não precisa se sentir desatualizado. A “Soft Brew” é mesmo uma novidade no mundo cafeeiro. Como seu próprio nome diz, este método de preparo faz uma infusão suave no pó. Segundo o designer George Sowden, criador do produto, esse processo não “força, pressiona ou queima os grãos”, fazendo com que “o gosto natural de café” seja extraído.
Essa “extração delicada” é feita através de um filtro metálico, que é encaixado dentro da peça de porcelana. Ali, a filtragem é feita através de centenas de pequenos furos. Não há mistério. Basta colocar o pó dentro do sistema metálico, adicionar água quente e esperar pelo resultado (O que nos faz lembrar o processo do chá).
Nós, do Mexido, já tivemos a oportunidade de experimentar o novo método, graças à barista Cleia Junqueira do Centro de Preparação de Café (CPC). O resultado geral foi satisfatório e gostoso. Sua principal característica da Soft Brew é a suavidade e isso é sentido de forma nítida na xícara. Talvez, ela não agrade os fãs de um café mais forte.
Para os que querem apostar suas fichas no método, são vários tamanhos e variações. Para os tradicionais, existem opções em porcelana que produzem de 2 a 12 xícaras de café quente. Já as de plástico produzem até 8 xícaras e vêm nas cores vermelho, amarelo e azul.
Infelizmente, o fabricante não disponibiliza preços e nem quando o produto será oficialmente comercializado no Brasil. O jeito é esperar.
Se você se interessou tanto quando a gente, que tal dar play no vídeo abaixo? Ele mostra o passo a passo da preparação do café na Soft Brew:
Por: Lucas Tavares
Onde posso encontrar a Soft Brew????
mas qual a diferença para a prensa francesa?Pelo que notei voce não prensa,mas de resto não acaba sendo igual?
Olá Roberto, tudo bem?
Você fez uma ótima pergunta e quem me ajudou com a resposta foi a barista Cleira Junqueira do Centro de Preparo de Café (CPC) de São Paulo. Segue a resposta dela:
São totalmente diferentes. Na soft brew, você não precisa prensar em escolher a granulometria que preferir para preparar o café.
Já na Prensa, a moagem tem que ser grossa, senão você pode quebrar o vidro da prensa com a força que precisará empregar para prensar.
A bebida de uma e da outra é totalmente diferente tambpem. Até porque na soft brew, você tem a opção de tirar o filtro com o café já filtrado. Outra coisa, o corpo do café na prensa é maior do que o da soft brew, que dá um café mais suave com doçura e acidez acentuadas.
Tanto a prensa como a soft brew deixam um pouco de resíduos na xícara.
Acredito que é isso!
Eu moro no Rio de Janeiro e gostaria de comprar uma cafeteira softbrew, achei ótima para o meu caso, e gostaria do endereço onde eu possa fazer a compra. Não achei a loja do sindicato do café. Grata.
Rozangela Branco
Quero comprar! !!
O produto já está a venda no Brasil desde 2013, importado e comercializado pela FLAVORS.
Contatos pelo site: http://www.flavors.com.br