A referência ao kvass sempre me intrigou nas páginas dos romances russos. Tolstói, Dostoévsky e Tcheckhov mencionam a bebida sendo consumida em situações triviais, algo como nossa cerveja. Eu nem imaginava do que era feita. Descobri a receita quando foi mencionada na Gazeta Russa que a Folha de São Paulo publica mensalmente. Atualmente, esta bebida, preparada de forma artesanal pelos russos desde tempos remotos, pode ser encontrada engarrafada e industrializada em muitos países eslavos.
Não deixa de ser um “pão líquido” como chamamos carinhosamente nossa cerveja. Afinal, trigo integral, centeio ou cevada são farinhas de sacos bem semelhantes. Testei a receita movida pela curiosidade, mas também para aproveitar as sobras de pão. É uma bebida estranha, mas eu estava louca para descobrir como os personagens dos romances russos matavam a sede!
O processo de fermentação é demorado e é necessário controlar bem todas as etapas. No final do texto da receita impressa na Gazeta Russa, a redatora nos instigava a misturar nossos ingredientes preferidos. “Sinta-se à vontade para brincar com os ingredientes até atingir um sabor que agrade seu paladar. Acrescentar um pouco de gengibre e raspas de limão deu ao meu kvass um gostinho particular. Tente descobrir o seu!”, foi aí que resolvi introduzir o café. O resultado? Só experimentando!
Ingredientes
- 2 litros de água fervente e 45 ml de água morna
- 1 copo de café gelado, misturado com um pouco de água com gás
- 1 pedaço de gengibre descascado e fatiado
- 1 colher (sopa) de raspas de limão
- 25 gr de uvas passas
- 50 gr de açúcar mascavo (ou branco)
- 300 gr de pão de centeio ou integral amanhecido cortado em cubos
- 3 gr de fermento natural (ou 1 colher de sopa)
Modo de Preparo
Asse os cubos de pão até ficarem torrados. Depois, ferva 4 litros de água, retire do fogo e acrescente o pão torrado. Mexa bem e deixe a mistura tampada descansando por 5 horas.
Coe a mistura num pano de prato sobre uma tigela. Para extrair todo o líquido, esprema os pedaços de pão no pano.
Dissolva o fermento em pouco de água morna e reserve por 2 minutos. Adicione o fermento, o gengibre, açúcar e as raspas de limão à mistura coada.
Acrescente o café e deixe descansar tampado por uma noite.
No dia seguinte, coe o líquido novamente e coloque em garrafas com um punhado de uva passas, deixando espaço para fermentação. Tampe e deixe por 3 horas fora da geladeira. Após esse processo, coloque na geladeira e espere 3 dias para servir.
Da hora! Vou tentar fazer..