Essa receita faz parte da minha saga em experimentar todas as receitas do livro “Café, receitas de bolos, sobremesas, bebidas e sorvetes”, de Helmut Ripperger, mencionado no post sobre carne assada com café. O receituário foi traduzido e publicado no Brasil em 1944. Essa receita se intitula “Sorvete de Café”, mas ao testá-la, descobri que não atingia a textura de sorvete e sim de uma bela calda/cobertura. Talvez por conta das diferenças de refrigeração da época em que foi concebida. Agora vocês me perguntam: já existiam geladeiras nessa época no Brasil?
Imagino que nem em todos os lares, pois ao final da receita vem com o adendo: “Se o sorvete é feito em refrigerador elétrico, aconselhamos retirar o sorvete da gaveta uma hora depois de ali ter sido colocado, batê-lo bem e tornar a pôr no refrigerador. Esta precaução faz com que ele fique mais ligado, pois é batido e bem misturado quando está gelando”. Talvez só existissem as “caixas de gelo” em muitos lares na década de 40 no Brasil, onde se conservavam os alimentos. Por isso, a missão de produzir o sorvete em casa seria impossível!
Mas, com as tecnologias de hoje, vale testar! Quem sabe você conseguirá um sorvete? Calda ou sorvete no final você sempre sairá ganhando, pois o sabor é ótimo. Se preferir, este “creme” vai muito bem como cobertura de bolos, panquecas e até…com sorvete.
Vem aprender a receita perfeita para acompanhar um café da tarde!
Vem aprender a preparar essa deliciosa receita que vai se tornar a favorita de todos…
Essa é a receita que todo mundo precisa experimentar, vem conferir!
Um delicioso Panetone com Café que vai ganhar o coração de todos em casa!
Vem conferir a receita de sorvete que vai ser sucesso ai na sua casa!
Vem aprender a preparar um delicioso Coquetel sem álcool e surpreenda todos com essa delícia!
Deixe seu comentário