Essa receita faz parte da minha saga em experimentar todas as receitas do livro “Café, receitas de bolos, sobremesas, bebidas e sorvetes”, de Helmut Ripperger, mencionado no post sobre carne assada com café. O receituário foi traduzido e publicado no Brasil em 1944. Essa receita se intitula “Sorvete de Café”, mas ao testá-la, descobri que não atingia a textura de sorvete e sim de uma bela calda/cobertura. Talvez por conta das diferenças de refrigeração da época em que foi concebida. Agora vocês me perguntam: já existiam geladeiras nessa época no Brasil?
Imagino que nem em todos os lares, pois ao final da receita vem com o adendo: “Se o sorvete é feito em refrigerador elétrico, aconselhamos retirar o sorvete da gaveta uma hora depois de ali ter sido colocado, batê-lo bem e tornar a pôr no refrigerador. Esta precaução faz com que ele fique mais ligado, pois é batido e bem misturado quando está gelando”. Talvez só existissem as “caixas de gelo” em muitos lares na década de 40 no Brasil, onde se conservavam os alimentos. Por isso, a missão de produzir o sorvete em casa seria impossível!
Mas, com as tecnologias de hoje, vale testar! Quem sabe você conseguirá um sorvete? Calda ou sorvete no final você sempre sairá ganhando, pois o sabor é ótimo. Se preferir, este “creme” vai muito bem como cobertura de bolos, panquecas e até…com sorvete.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário