Está aí um truque para transformar um bolinho frugal em uma exuberante sobremesa digna das cortes francesas. Se recheá-lo, então, está para Luís XIV nenhum botar defeito. Fora o suntuoso visual, a sobremesa fica boa pra “dedéu”.
Sobre o invento desse delicioso creme, existem controvérsias. Alguns atribuem a François Vatel, mestre de cerimônias e chef francês. Ele trabalhou na corte de Luís XIV e posteriormente no Castelo de Chantilly, onde por descuido teria inventado o creme, numa daquelas manobras desesperadas na cozinha. Quem é cozinheiro habitual certamente já passou por isso. O creme de leite que usaria numa sobremesa azedou e ele resolveu batê-lo com vigor. O resultado foi essa maravilhosa nuvem saborosa que derrete na boca, o chantilly.
Essa cena pode ser vista no filme “Vatel“, baseado no livro de Jeanne Labrune, lindamente adaptado ao cinema pelo roteirista e escritor inglês Tom Stoppard. Se é ou não verdade, nunca saberemos. Existem relatos de cozinheiros florentinos que, anteriormente, já faziam esse creme, o que me parece bem mais plausível.
Mas vamos ao nosso bolo. Hoje, quando a batedeira faz o trabalho duro, podemos temperar nosso chantili com sabores de nossas preferências. O café ficou adorável. Ele combina com qualquer sabor de bolo em minha opinião. Do chocolate ao abacaxi, passando por todas as frutas. Os de caixinha, o da “padoca” mais próxima ou aquele que você costuma fazer em casa.
Depois é só finalizar com a cereja do bolo, que pode ser qualquer confeito. Dos coloridos ao de brigadeiro.
E, que tal, degustar a sobremesa em frente a TV assistindo ao filme Vatel?
Ingredientes
- 500ml de creme de leite fresco (ou mistura pronta para chantilly)
- ½ xícara de açúcar (ou mais, se preferir)
- 1 colher (sopa) de café solúvel
- 1 colher (chá) de baunilha (opcional)
- Confeitos de sua preferência para a finalização
Modo de Preparo
Coloque o creme de leite na batedeira e bata na função chantilly (ou whipped cream, se sua batedeira for importada). Coloque o açúcar e o café solúvel, quando começar a tomar forma (consistência mais sólida). Misture tudo. Se quiser, adicione baunilha. Depois, basta colocar por cima do bolo e salpicar confeito por cima.
Dica: 1 – Deixe o creme de leite e as pás da batedeira por ½ hora no freezer antes e começar a bater os ingredientes.
Blz muito maneiro deve ser delicioso pois o ingrediente muito especial tá na fite que é o Café Santa Clara