A coalhada é uma velha conhecida dos nômades turcos. Feita a partir da fermentação do leite, pela ação natural das bactérias, é uma fonte riquíssima de cálcio e proteínas. Essas bactérias atuam no intestino equilibrando a flora e evitando infecções. A influência árabe na culinária de todos os povos é notável. Aliada aos hábitos persas de usar condimentos nas receitas (tais como cominho, cardamomo, gengibre e outros), ela se alastrou pelo resto do mundo perpetuando essa diversidade de sabores.
Já ouvi relatos de que muitas famílias árabes trouxeram para o Brasil o coalho (fermento), que deu origem as primeiras coalhadas aqui. Há controvérsias. Amigos árabes, bisnetos e netos de imigrantes não confirmam essa versão. Acreditam ser improvável que esses fermentos tenham sobrevivido em navios abarrotados de gente e em condições não muito favoráveis. Mas a boa e velha coalhada está no Brasil há muito tempo em todos os restaurantes árabes (na forma seca ou liquida) desde os mais sofisticados até os fast food que se espalharam principalmente por São Paulo.
Essa receita utiliza todos os ingredientes habituais da culinária árabe, principalmente o café, que afinal foi uma de suas grandes descobertas. O gengibre e o mel conferem o equilíbrio agridoce. Mix interessante. Formidável para começar o dia.
Vem aprender a receita perfeita para acompanhar um café da tarde!
Vem aprender a preparar essa deliciosa receita que vai se tornar a favorita de todos…
Essa é a receita que todo mundo precisa experimentar, vem conferir!
Um delicioso Panetone com Café que vai ganhar o coração de todos em casa!
Vem conferir a receita de sorvete que vai ser sucesso ai na sua casa!
Vem aprender a preparar um delicioso Coquetel sem álcool e surpreenda todos com essa delícia!
Deixe seu comentário