Chutney, como ficou consagrado no ocidente, remonta séculos de preparo e inúmeras variações. Mesmo no Brasil e em Portugal usa-se chutney na versão anglo saxônica (língua inglesa). Porém, é derivado de Chetnim, palavra indo-portuguesa usada em Goa, Diu e Damão, colônias portuguesas na Índia.
Essa receita é um caldo cultural de especiarias e ingredientes, como pratica bem a culinária indiana. O chutney de manga é o mais conhecido mundialmente, principalmente na Alemanha e em todo o Vale do Rio Danúbio e é invariavelmente acompanhando carnes. Na Inglaterra, onde a influência da cultura hindu é mais acentuada por conta de suas colônias, é possível encontrar lojas inteiras dedicadas a essa conserva, com preparos clássicos e inesperados com ingredientes corriqueiros como ruibarbo e amendoim. Fácil de preparar, conserva-se por três ou quatro meses em geladeira.
E sempre estará ali, disponível para acompanhar aquela carninha feita na hora.
Ingredientes
- 3 mangas picadas
- 1 cálice de óleo de gergelim (ou milho)
- 1 colher (sobremesa) de tempero Dona Clara com cominho
- 1 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 cebola grande picada
- 1 cálice de vinagre de maçã
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- Pimenta do reino em grãos a gosto
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque óleo, cebola, o tempero Dona Clara, gengibre, pimenta do reino e açúcar em uma panela. Refogue por alguns minutos até que os ingredientes se incorporem.
Adicione a manga. Coloque o vinagre de maçã.
Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione um pouco de água se necessário.
A consistência deve ser de uma geleia, mantendo alguns pedaços de manga. Deixe esfriar e coloque em potes desinfetados e bem tampados. Mantenha em descanso por 48 horas, para pegar bem o gosto. Conserve na geladeira.
Dica: 1- A cebola não deve ser refogada. Ela deve ficar branca.
Deixe um comentário