Preparar ceviche é atributo obrigatório para qualquer peruano que goste de se embrenhar na cozinha. O país é farto em pescados e frutos do mar, pois grande parte de seu território é banhada pelo Oceano Pacífico. Por isso, ela se tornou típica na região e é feita por mãos caseiras há muitas gerações. Hoje, nas mãos de grandes chefs, enriqueceu, sofisticou-se e conquistou status de comida cool. Os restaurantes de Astrid y Gastón (que têm filiais em vários países da America Latina, México e Madri) fizeram maravilhas com os ceviches.
O marinado do peixe no limão ou noutra fruta cítrica era ancestralmente uma ação para prolongar a conservação, mas acabou sendo o determinante do sabor. Chamado de leite de tigre, esse caldo leitoso subjacente do ceviche, é tido como milagroso na cura da ressaca e outras mazelas.
O prato permite inúmeras variações, por isso, me atrevi com combinações que se harmonizam. Quando criei essa receita, foi com um pedaço belíssimo de atum que “me encontrou” no mercado. No dia da foto, usei olhete que faz um belo freela de atum. Sua carne é um pouco mais clara, mas textura e gosto semelhantes. O importante é que esteja fresquíssimo!
Os sabores desses ingredientes combinam perfeitamente. A manga confere um adocicado discreto, o café seu sabor peculiar, a cebola o ardidinho e os outros tons são conferidos pelas ervas. Achei bem interessante. Com já disse o prato permite diversas variações. Nessa, o leite do tigre ganha muito com o café.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário