O Carpaccio é um ingrediente encontrado no cardápio de vários restaurantes. Principalmente em saladas com tomate seco, rúculas, queijo parmesão e um delicioso molho de mostarda e alcaparras.
A receita do Carpaccio foi criada pelo chef veneto Cipriani, dono do famoso Harry’s Bar, para a condessa Amália Nani Mocenigo que, impossibilitada de comer carne cozida, pediu socorro ao amigo. Assim, ele criou essa iguaria feita à base de carne crua. O nome, carpaccio, une o delicioso ao estético. É ainda uma homenagem ao pintor renascentista Vittore Carpaccio (1460 – 1526), por conta dos tons vermelhos proeminentes em sua pintura.
A receita original manda cortar em lâminas uma peça de contrafilé fresco, nunca congelado. Feito isto, as lâminas são dispostas no prato como cartas de um baralho. Em seguida, recebem um molho à base de maionese e molho inglês, suco de limão, um pouco de leite, pimenta branca moída e sal.
No Brasil, usa-se fatias mais finas que as praticadas no Harry’s. Quando pensava em uma nova receita para o blog, lembrei-me de minha última estada em Veneza. Eu degustava o prato enquanto recriava em minha cabeça uma maneira de adaptá-la aos sabores brasileiros.Tentei café e palmito. Acho que deu certo.
Vale à pena conferir a receita e as pinturas de Carpaccio. E, claro, se for a Veneza, não deixe de “degustar” o “sonho de Santa Úrsula” do pintor, que se encontra na Academia. Depois disso, vá saborear com todos os sentidos um carpaccio no Harry’s.
Ingredientes
- Carne para carpaccio (1 caixa)
- 1 cálice de azeite
- 2 colheres de chá de mostarda amarela
- Alcaparra a gosto
- Palmito cortado em cubinhos a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
- ½ cálice de café (ou 1 colher de chá de café)
- 1 colher de sopa de mexerica ou limão
Modo de Preparo
Misture o azeite, sal, pimenta, café, suco de (mexerica ou limão) e a alcaparra num recipiente. Bata com um fuet.
Distribua a carne num prato grande. Verta a mistura sobre a carne. Coloque os pedacinhos de palmito. Sirva com torradinhas.
Dica: A quantidade de café e suco de mexerica ou limão pode variar a seu gosto. Meu conselho é que você deixe para o fim esses ingredientes e vá experimentando aos pouco. O molho fica melhor quando preparado com algumas horas de antecedência, pois, assim, os sabores ficam mais concentrados. Só o coloque na carne na hora de servir.
Deixe um comentário