O segredo desta receita é virar a carne muitas vezes regando para que ela se mantenha macia. Se necessário, acrescente mais caldo de carne – o que não pode é secar o molho.
Se você achar muito trabalhoso ficar o tempo todo regando a carne, pode fazer a versão simplificada, na panela de pressão. O cozimento é mais rápido e você só precisa reduzir o molho no final.
Tanto uma como a outra são muito saborosas e podem ser guardadas em geladeira para consumir até uma semana depois.
Ingredientes
- 1,5 kg de carne (alcatra ou lagarto)
- ¾ copo de vinho
- 2 cápsulas do café Espresso Supremo TRES®
- 1 xícara grande de caldo de carne
- 1 cebola grande descascada e espetada com 8 cravos
- Azeite a gosto para selar a carne
- 1 bouquet garni (tomilho, louro, salsa)
- 250 g de bacon picado
- Sal e pimenta a gosto (lembre-se que o bacon já é salgado)
- Minicenouras a gosto
- 250 g de champignon fresco fatiado
- Palmito fresco a gosto
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em uma caçarola que vá ao forno, coloque o azeite e sele bem a carne por todos os lados. Acrescente a cebola com os cravos, café espresso, vinho, bouquet garni, sal e pimenta. Tampe e coloque no forno por 30 minutos. Após esse tempo, adicione o caldo de carne no assado. A cada 40 minutos, vire a carne e regue com o caldo.
Enquanto a carne assa, pegue uma frigideira e frite o bacon. Quando estiver frito, retire deixando a gordura remanescente.
Adicione as cenouras e salteie até ficarem douradas. Coloque palmito e cogumelo e salteie por dois minutos até ficarem macios.
Quando a carne estiver pronta, remova-a e deixe sobre uma tábua. Coe o liquido do assado, devolvendo para panela. Adicione bacon, cebolas e cogumelo para reduzir um pouco do liquido. Corte a carne em fatias grossas e sirva com o molho em cima.
Deixe um comentário