Bendito cereal, este milho que nossos ancestrais do Canadá ao Brasil nos legaram. Nos territórios norte-americanos, até hoje ele é celebrado como uma dádiva concedida pelos nativos aos colonizadores no Dia de Ação de Graças. No México e em todas as civilizações pré-colombianas, é uma divindade.
Com o milho se fez e se faz inúmeras bebidas e comidas, que alimentaram os povos e sempre estiveram presentes em rituais. Até os dias de hoje a tradição se mantém, tanto na mesa como em cerimônias ainda conservadas. No Brasil, os primeiros colonizadores o usavam para alimentar animais – até que suas virtudes foram descobertas na feitura de bolos, doces e angus.
Os africanos consumiam papas, angus e mungunzás em sua dieta, que veio através de mãos indígenas. Acho uma beleza celebrar nossas festas juninas com esse abençoado cereal. E lá vai uma receita, gostosinha e com ingredientes mais inusitados, como café espresso e amêndoas, para adoçar e reverenciar esse nosso ritual.
Ingredientes
- 500 g de canjica
- 1 cápsula do café Espresso Vibrante TRES®
- ½ litro de leite
- 2 colheres (sopa) de doce de leite
- ½ xícara de amêndoas picadas
- 1 colher (sopa) de açúcar
- Cravo e canela a gosto
Modo de Preparo
Deixe a canjica de molho por 12 horas na água. Cozinhe por 2 horas na panela de pressão com a mesma agua. Coe e coloque em uma panela. Acrescente o leite.
Inclua na panela o cravo, a canela, o açúcar e o doce de leite. Mexa bem e deixe ferver até encolher um pouco o líquido.
No final, acrescente o espresso vibrante. Sirva com lascas de amêndoas.
Eu fiz,ficou muito bom.Muito obrigado a quem fez este site,agora eu sei de várias receitas!E essa é a melhor!
Que bom que você aprovou Loiva! Fique sempre de olho em nossas receitas e no blog e obrigada pelo carinho!
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias