Como o próprio nome diz, a receita de hoje é para esquentar os ânimos e conta com a participação especial de pimentas. A laranja, com seu frescor, equilibra os sabores. Esta especiaria que, de acordo com alguns historiadores, pode ter mudado o curso da história. Sua busca, sobretudo pelos portugueses, contribuiu para a descoberta de novas rotas marítimas para o Oriente e foi uma forte moeda de troca chamada por alguns comerciantes de “ouro negro”.
Plantada no Brasil, primeiramente no Rio de Janeiro durante a vinda de D. João VI (1808/1821), tornou-se item importante em nossa culinária. Encontrada em 4 versões: preta, quando o grão é colhido um pouco antes de amadurecer e é deixado para secar até ficar enrugado e seco. Branca, quando é colhida madura, tem a pele removida e é mergulhada em água corrente por alguns dias. Seu sabor é mais fraco e seu aroma pouco estimulante. Particularmente não gosto muito. A pimenta verde é retirada ainda verde da trepadeira e a rosa, depois de madura. Ambas são conservadas em salmoura para a comercialização.
Depois desse pequeno esclarecimento útil (pois muitos se confundem e pensam que são sementes diferentes), fico imaginando o impacto desse sabor quando caiu nas papilas gustativas da humanidade. O mundo seria monótono sem a pimenta!
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário