Sempre gostei de observar os gestos de meu avô. Hoje, com olhos adultos nas velhas memórias percebo quanta vivência expressavam aquelas ações. Vindo da Módena – Itália, ele aportou no Brasil com seus pais e irmãos no começo do século XX. Aqui em São Paulo, apaixonou-se pelas novas geringonças da modernidade: filmadora e câmera fotográfica.
Quando criou sua Cia de Cinema, a Carrari Filmes, sua vida tornou-se itinerante, viajando pelas terras brasileiras com o objetivo de produzir documentários. Não sei dizer quais foram os hábitos alimentares que aprendeu depois de ter contato com tantas culturas imigrantes por esse Brasil afora, e quais já estavam em sua bagagem familiar. Um deles, lembro-me bem, consistia em colocar algumas gotinhas de Arak no café bem quente. Para quem não sabe, o Arak é uma bebida de origem árabe feita de tâmaras ou uvas fermentadas e destiladas e “temperada” com aniz.
Já que não podia experimentá-la por ser alcoólica, gostava de sentir o perfume daquela mistura: café e aniz. Quando começou o frio, lembrei-me de meu avô e seus rituais de esquentar o corpo com sabores exóticos. O cheirinho ainda permanece vivo em minha memória. Experimentem!
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário