Receitas

Café coado com casquinha de limão

Quer improviso mais prosaico que esse, onde você simplesmente coloca uma casquinha de limão no café coado? Confesso que essa imagem e sabor me enviaram de volta aos anos 1970, quando quase todas as cantinas de São Paulo serviam o café finalizado desta forma. Muitas vezes o grande bule ficava em banho-maria em uma forma de metal. Era assim que se conservava a quentura da bebida e, certamente, a casquinha de limão dava um ar refrescante aquele café já meio passado.

Minhas cantinas preferidas nos anos 1970 ficavam no final da Rua Augusta (hoje chamada de baixa Augusta): o d’Amico Piolin e o Spazio Pirandello.  A primeira foi aberta por um ex-garçom do Giggeto, José Alves Godoy, e mais três outros sócios. O Pirandello nasceu um pouco depois, sob a batuta do ator e cozinheiro Antonio Maschio. Era uma espécie de brechó, livraria, cantina e, porque não, espaço de tertúlias literárias onde se reuniam autores, atores de teatro, escritores e estudantes em busca de boa comida e muita conversa.

Tanto o Piolin quanto o Pirandello eram obrigatórios depois de sairmos do teatro. Era comum dividir uma mesa com Marília Pera, Plínio Marcos ou Paulo José. Entre eles e nós espectadores, críticos como Telmo Martino e Sábato Magaldi concebiam, entre uma garfada e outra de lasanha a romanesca, a crítica que estamparia no dia seguinte as páginas do extinto Jornal da Tarde.

Outra obra literária que surgiu no Pirandello foi “Contos Pirellandianos – Sete autores a procura de um bar”, uma paródia a uma das mais famosas obras do escritor siciliano Luigi Pirandello, a “Sete autores a procura de um autor”.

Quando comecei a escrever esse texto, bateu uma saudade daqueles tempos, do livro e do café com a raspa de limão, que hoje chamamos requintadamente de twist.  Procurei em minha estante e o danado ainda estava lá.

Saboreando meu café comecei a reler um dos contos de Reinaldo de Moraes, que já vertia seu humor de fomentar gargalhadas incontroláveis.

Para preparar a bebida, basta servir o café recém-coado com uma casquinha de limão cortada na hora e saborear.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Cocada Napolitana de Frisco

Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!

6 de agosto de 2024

Cocada de Colher de Frisco

Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!

4 de junho de 2024