Que raio de improviso é este que demora quase quatro horas para preparar? Explico: O pobá nada mais é do que bolinhas de tapioca, ou seja, nosso bom e velho sagu. E você vai precisar dele pronto em sua geladeira – para utilizar em sucos, leite ou água gaseificada, a qualquer hora.
Descobri a bebida pela primeira vez há muitos anos na Padaria Itiriki, no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP). Era onde íamos comer a sobremesa, depois de almoçar no Hinodê, tradicional restaurante na Rua Thomas Gonzaga. Foi uma surpresa quando descobrimos a padaria, em um formato meio japa, meio paulistano, com bandejas para escolher doces e pães e pagar no final.
O suco de pobá sempre me intrigou: O que era aquilo? Meus pequenos pimpolhos adoravam, (hoje, ainda adoram). A bebida é made in Taiwan, e virou moda nos anos 1980. Tanto nos EUA, chamada de bubble tea, como no Japão, vendida em máquinas e passeando nas mãos dos usuários do metro de Tóquio – principalmente na Estação de Shinjuku.
Essas pérolas de tapioca são facilmente feitas em casa. Podem dormir na geladeira sem problemas, desde que bem tampadas. Para preparar essa receita, cozinhe ½ xícara (chá) de sagu em 1 litro de água, até que ele fique transparente. Em seguida, escorra e lave em água corrente.
Depois, prepare duas cápsulas de chá de hortelã na máquina TRES. Espere esfriar e acrescente no sagu. Deixe a mistura hidratando por três horas na geladeira. Na hora em que decidir tomar a bebida, coe e junte esse preparado com o suco de sua preferência. O chá de hortelã confere uma refrescância deliciosa.
Deixe um comentário