Em tempo de festejos juninos os quitutes rolam soltos, sejam eles salgados ou doces. Neste momento, provavelmente, muitas paróquias já estão no ritmo da organização das quermesses, elaborando cardápios, contando com a ajuda da comunidade para garantir a diversidade dos comes e bebes.
Eu não pude deixar de contribuir com a minha receita. Em homenagem a um dos santos reverenciados no mês junho, São Pedro (as festas também celebram São João e Santo Antônio), compartilho o Brigadeirão, que leva o nome do Santo.
E se você pensa que este ‘brigadeiro’ é parecido com o que está acostumado (a) a saborear, engana-se. Nesta receita chocolate não tem vez. O sabor predominante é o do café, ingrediente principal desta delícia.
Outro ingrediente incomum nas receitas deste doce é o açúcar mascavo que, associado ao cappuccino, dá um toque especial ao Brigadeirão de São Pedro.
Prontos para provar?
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de café instantâneo dissolvido em ½ xícara de leite quente
- 500 gramas de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- Café em grão para enfeitar
- Cappuccino 3Corações de sua preferência (clássico, chocolate, canela ou baunilha) para passar nos brigadeiros
Modo de Preparo
Numa panela média coloque o açúcar mascavo. Leve ao fogo e espere derreter, mexendo sempre.
Misture os outros ingredientes num bowl (manteiga, café dissolvido no leite e o leite condensado) e adicione ao açucar na panela em fogo baixo, sem parar de mexer.
Cozinhe até ver o fundo da panela (a mesma consistência dos brigadeiros para enrolar).
Coloque num recipeiente e espere esfriar para enrolar. Passe no Cappuccino de sua preferência e coloque grãos de café para enfeitar.
Hum…
Olá gostaria de saber qual a duração dos brigadeiros fora da geladeira,
Eu agradeço.
Stela Morato:
Olá, tudo bem?
O tempo de validade dos doces cobertos e em local fresco é de 8 dias.
Obrigada por escrever.