Esse bolo é uma adaptação de uma receita italiana clássica. A abobrinha (zucchino) é farta em quase todas as regiões da Itália, e usada tanto em pratos doces quanto salgados. A lista de ingredientes assusta um pouco, mas calma lá: Se você olhar com atenção, verá que a maioria é composta por especiarias – muitas delas recorrentes em nossas despensas.
O mais raro é a farinha de amêndoas, mas esta pode ser feita em casa, processando amêndoas in natura. O resto é um pouco de paciência para bater bem na batedeira e a logística de colocar a cobertura com o bolo ainda um pouco quente (para que penetre um pouco na massa).
A casquinha da cobertura depois de seca é deliciosa. A receita original usa limão siciliano com o açúcar, mas o café espresso revela com intensidade o sabor das iguarias contidas na massa.
Para acompanhar, um cappuccino é um manjar dos deuses.
Ingredientes
- 320 g de açúcar
- 300 g de farinha de trigo
- 100 g de farinha de amêndoas
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 ½ colher (sopa) de fermento químico em pó
- 500 g de abobrinha ralada
- 3 ovos
- ½ colher (sopa) de extrato de baunilha
- 2 colheres (chá) de canela em pó
- ½ colher (chá) de noz moscada
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- ½ colher (chá) de sal
- 200 ml de óleo de canola ou milho
- 50 ml do café Espresso Ameno TRES®
- 150 g de açúcar de confeiteiro
- 150 g de açúcar comum
Modo de Preparo
Em uma batedeira, coloque óleo, açúcar, ovos e baunilha. Bata em velocidade alta até a mistura ficar esbranquiçada (aproximadamente 10 minutos).
Enquanto isso, em uma vasilha, misture as farinhas, a canela, a noz moscada, o gengibre, o sal e o bicarbonato. Misture bem. Adicione o conteúdo na batedeira. Bata durante 15 minutos, ou até ficar bem homogêneo.
Fora da batedeira, introduza a abobrinha e o fermento, misturando bem, mas delicadamente. Coloque tudo em uma forma de fundo removível untada com manteiga e farinha. Coloque para assar em forno de 190ºC por aproximadamente 50 minutos.
Junte os dois açucares em uma vasilha e coloque o café espresso ameno já frio. Misture bem até formar um glacê.
Coloque sobre o bolo pronto ainda quente. Sirva com uma colherada de chantili.
Deixe um comentário