É fato que todos nós temos um prato favorito cravado em nossa memória. Um tipo especial de sobremesa, um aperitivo e até mesmo aquela feijoada de domingo marcaram época, cheiros, lugares… uma fase da vida. Tudo isso foi possível, pois sempre tivemos uma vovó doceira ou uma mãe com talento na cozinha, mas e agora? Nossas crianças estão crescendo com uma referência de comfort food ou suas alegrias gustativas se resumem às praças de alimentação de shopping?
A pressão e rotina frenética de pais modernos os obrigaram a sair de casa e optar por soluções mais rápidas para alimentarem seus pequeninos. Infelizmente, aquela comida boa que lembra a vovó virou história e, na maioria dos casos, são “itens de luxo” reservados para ocasiões especiais. Para celebrar muito bem o dia das crianças que se aproxima, convidamos vocês a cozinhar para e com seus filhos e filhas. Isso pode ser muito produtivo, além de divertido.
Essa receita é também para a criançada colocar a mão na massa. Descobrir a textura certa da massa, por exemplo, é um aprendizado importante que promove várias ampliações para outras áreas de conhecimento e sensibilidade. Fuja da rotina e troque os botões de teclados, joysticks e controle remotos por colheres, formas e panelas. Você não vai se arrepender!
Para começar pensei em uma receita super fácil e gostosa. Chame as crianças. Avental e colher à disposição. Diversão garantida!
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo bem peneirada
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 5 gemas
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de água.
- Cappuccino para peneirar nos biscoitos
- Manteiga para untar a forma
Doce de leite suficiente para rechear os biscoitos, misturado com cappuccino a gosto.
Modo de Preparo
Misture a farinha peneirada ao fermento numa superfície lisa. Faça um buraco no meio e acrescente as gemas, a manteiga, o açúcar e misture.
Acrescente a água. Continue misturando até conseguir uma consistência de massa mais lisa (adicione mais farinha se necessário). Cubra com um guardanapo e deixe descansar por 30 minutos.
Abra a massa com a ajuda de um rolo (pode ser o tradicional feito com madeira) e deixe com uma espessura de 2 cm.
Corte em formatos de biscoito (se não tiver cortadores de formatos diferentes em casa, utilize um copo de cabeça para baixo e corte a massa).
Depois de cortados, coloque-os numa forma untada com manteiga e leve ao forno pré aquecido a 180º graus durante 10 minutos. Quando assados, recheie com doce de leite e decore com cappuccino peneirado por cima.
Dicas:
1 - Elementos como temperatura, umidade do ar e a qualidade da farinha podem interferir muito na consistência da massa. Por isso, acrescente mais farinha à medida que ela é preparada até ela atingir a consistência desejada.
2 - Coloque um pouco de farinha no local onde a massa será aberta e adicione um pouco no rolo também para evitar que a massa fique grudada.
3 - Aproveite os “retalhos de massa” que sobram do corte dos biscoitos para fazer mais. Amasse-os, abra e corte no formato desejado.
Deixe um comentário