Harmonizar drinks com café já é algo comum. Nós inclusive adoramos publicar receitas ou contar sobre os rótulos com notas cafeinadas. Mas os coffeelovers ao redor do mundo não cansam de nos surpreender. A novidade da vez é o Beerspresso, um espresso com toques de lúpulo (um dos principais ingredientes da cerveja).
A técnica é uma invenção da cafeteria Taproom Coffee & Beer, localizada em Atlanta, nos Estados Unidos. Para produzir o Beerspresso, os baristas analisaram métodos de preparo de café gelado até decidir por um de origem japonesa. Para criar o sabor de cerveja, adicionaram lúpulo seco (que acentua as notas cítricas e florais do café). Ele não acrescenta graduação alcoólica ao café.
Além do lúpulo, um Beerspresso precisa ter a espuma característica da cerveja. Para isso, a cafeteria adiciona nitrogênio à bebida, garantindo uma espuma densa e cremosa. Segundo os produtores, ela lembra um pouco o leite vaporizado adicionado aos cappuccinos e espressos comuns.
Nós aqui do Mexido de Ideias ficamos curiosos e com vontade de experimentar. E você?
Por: Carolina Gasparini
bacana o beerspresso. fiquei bem interessado, porque estamos produzindo aqui em Vitória-ES um cold brew com adição de lúpulo que já está sendo falado por aí. tanto a Revista Espresso quanto a Revista da Cerveja já postaram sobre ele. deem uma olhada:
http://revistaespresso.com.br/2015/11/12/cafeteria-no-espirito-santo-lanca-cold-brew-com-lupulo/
e
http://revistadacerveja.com.br/hop-cold-cafe-para-os-lupulomaniacos/
ah, e curto bastante o site. 🙂 belo trabalho de vocês. abraço!