Assar as batatas no forno ao invés de cozinha-las na água é uma tática bem esperta para esse tipo de receita – onde a raiz deve manter a crocância para caramelar, diferentemente de purês e escondidinhos.
Essa é uma receita da Wendy, sogra do meu filho, que costuma fazê-la no Dia de Ação de Graças, data na qual a batata doce é um importante coadjuvante do peru. Sugiro como um acompanhamento para essa carne, caso vá servi-lo no Natal.
O prato também acompanha outras carnes, já que a batata é perfumada pelo chá e apimentada pela geleia. Outra vantagem é que ele pode ser feito com um ou dois dias de antecedência e ser esquentado em forno ou micro-ondas na hora de servir.
E viva a consagrada batata doce, tão inocentada nas dietas atuais.
Ingredientes
- 4 batatas doces grandes (cortadas em cubos)
- 1 cápsula do Chá Erva-doce TRES®
- 3 colheres (sopa) de geleia de pimenta
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- Suco de 1 limão siciliano
- Tomilho a gosto
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque as batatas em uma forma e asse a 180ºC no forno, cobertas com papel alumínio, por 15 a 20 minutos – ou até ficarem macias. Enquanto assam, coloque a geleia de pimenta no micro-ondas por 20 segundos, só para amaciar. Em seguida, adicione o chá de erva-doce, o vinagre e o limão.
Quando as batatas estiverem macias, retire do forno e coloque-as em uma panela. Adicione a mistura da geleia e mexa um pouco até caramelar. Coloque as folhas de tomilho e acerte o sal.
Deixe um comentário