Hit nos dias quentes, o café gelado não é uma ideia recente, como poderíamos imaginar. Tanto que a história da técnica conhecida como cold brew nos leva ao século XVII! Para quem não a conhece, explicamos: Nela, a bebida demora aproximadamente 24h para ser produzida, com o pó de café sendo adicionado diretamente à água em temperatura ambiente (e posteriormente refrigerada).
O livro Civil War Recipes: Receipts from the Pages of Godey’s Lady’s Book relata uma receita de xarope de café. Ela se assemelha muito ao cold brew e é recomendada para “quem prosseguirá em uma longa viagem”, criando um reduzido do grão que será posteriormente adicionado à água fervente para obter o café tradicional.
Você leu certo: Inicialmente, o cold brew era feito com água quente. Foi na França que o concentrado passou a ser apresentado gelado e adoçado, de uma maneira mais semelhante a que utilizamos hoje. Isso ocorreu por volta de 1837.
A partir daí, a ideia se espalhou e, no século XX, já existiam versões do cold brew (em latas e garrafas) no mercado. E, como consequência, nasceram novos métodos de preparo da bebida gelada. O boom desse formato aconteceu no Japão, na década de 1960. Mas isso já é assunto para outro texto…
Por: Carolina Gasparini
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário