Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Alcachofra all’ inferno

Com nome malicioso, essa receita fica maravilhosa! A mistura leva cebola, aliche e hortelã. Não deixe de experimentar e se deliciar.

Quando me deparo com essas iguarias empilhadas nas feiras e supermercados fico aguada para preparar essa receita de nome malicioso, mas de resultado “buonissimo”. Meus avós preparavam invariavelmente em todas as safras, que na minha infância não eram tão generosas. Só aprendi a fazê-las mais tarde com minha mãe, que graças aos deuses da gastronomia muito aprendeu com meus avós. Ela costumava prepará-las com sobras de pão italiano, que torrava, moía e transformava em farinha de rosca.

O mundo Greco Romano usou fartamente esse regalo molhando as partes macias em molhos. A primeira referencia à domesticação do vegetal (cynara cardunculus) aparece em 1466, devido a esforços de agricultores italianos. Sua origem parece ser árabe, mas não é possível afirmar. De qualquer forma em Roma na primavera (março a junho) a maioria dos restaurantes oferece se tornando quase um ícone da estação. Se tiver oportunidade de ir à Roma, procure o restaurante Piperno em Tiberina, onde ficava o antigo guetto. Peça um prato de “frito misto”, composto de alcachofras, flores de abóbora, bacalhau e mussarela. Enquanto não for para lá,  experimente a  receita que vos ofereço e aproveite esta safra que parece promissora!

Ingredientes

  • 4 alcachofras grandes (duas na foto  para melhor efeito)
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 1 colher de chá de Tempero D. Clara sem cominho (ou alho amassado e páprica picante)
  • 8 files de aliche ( anchovas) cortados miúdos
  • 200 gramas de farinha de rosca
  • 1 cálice de azeite
  • 4 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas, mais um ramo para enfeitar o prato.

Modo de Preparo

Corte as pontas da alcachofra (aproximadamente 3 dedos) e coloque para aferventar por 5 minutos com 3 dedos de água. Retire os pelos do interior da alcachofra, para que forme um orifício para colocar o recheio.

Nesse processo será necessário retirar algumas folhas do centro da flor e talvez utilizar uma faca pequena. Reserve.

Num bowl, misture a farinha de rosca, o Tempero D. Clara, aliche, hortelã e azeite. Misture bem e acerte o sal.

Recheie as alcachofras com essa mistura.

Forre uma panela com as rodelas de cebolas e um fio de azeite, coloque as alcachofras e 100 ml de água quente. Tampe a panela e vá pingando mais água quente até terminar o cozimento.

Dica: 1- O primeiro cozimento das alcachofras é para facilitar a retirada dos pelos.

Receitas

Tempero para alcachofra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *