Quer coisa mais brasileira do que brigadeiro? Aposto que o sabor do docinho está aliado às lembranças de cada festa infantil de nossas vidas. Desde criança ouvi histórias de tias e avós contando que o doce havia sido inventado para homenagear o brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência do Brasil em 1945.
Tia Sarah jurava que, nas festas da campanha, eram servidos os docinhos inventados pelas eleitoras que apoiavam a UDN e queriam também agradar o bonitão. Minha imaginação infantil voava pelos salões aristocráticos com mulheres vestidas feito princesas e homens em uniforme da aeronáutica.
Hoje acho a história duvidosa – e ela nunca se provou, pois parece que o doce já existia no Rio Grande do Sul com o nome de “negrinho”. Mas quanto à brasilidade do regalo, esta sim é verdadeira. Sempre que visito amigos brasileiros que moram no exterior, preparo esta delícia para agraciá-los. Agora imaginem esta dobradinha com o nosso tão querido grão. Quer coisa mais simpática para terminar uma refeição? Ou mesmo degustá-los enquanto assistimos nossos atletas olímpicos?
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 colher (sobremesa) do Café Torrado e Moído 3 Corações Tradicional
- 1 colher (chá) de manteiga
- 1/2 cálice de cachaça de boa qualidade
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (chá) de manteiga
- 2 colheres (chá) de creme de leite
Modo de Preparo
Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado e o café torrado e moído. Misture bem. Adicione a manteiga e a cachaça. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até descolar do fundo. Coloque em um prato untado com manteiga e espere esfriar, enquanto prepara o brigadeiro de chocolate.
Em uma panela de fundo grosso, adicione o leite condensado, o creme de leite, o cacau e a manteiga. Cozinhe até descolar da panela e coloque no prato untado para esfriar.
Faça bolinhas dos dois sabores separados, e depois embole-os juntos. Passe no granulado.
…