Com uma iniciativa parecida com o “café pendente”, que viralizou nas redes sociais, a cafeteria Yanaka, localizada em Tóquio, capital do Japão permite que você compre o café do próximo cliente. Além de espalhar a boa ação pelas ruas japonesas, o objetivo do local é fazer as pessoas pensarem mais no mantra “receba menos, doe mais” e em como pequenos atos de bondade pode mudar o dia de alguém.
O café já está em funcionamento há 30 anos e atualmente conta com 24 unidades espalhadas pelo país. O tal “ato de bondade” funciona assim: ao comprar um café, o cliente ganha um cartão chamado “Onokuri Board”; nele, você coloca quem deu – no caso, você – e para quem ele é destinado; depois, é só fixar o papel no mural da cafeteria e esperar que alguém sortudo o pegue.
O legal é que o verso dos Onokuri Boards serve como um espaço dedicado a mensagens com boas vibrações para quem usar o cartão para retirar um café. Depois de utilizados, cada um deles é revestido com papel filme e guardado no caixa do estabelecimento como uma boa memória ou mantido pela própria pessoa se lembrar deste pequeno ato.
“Para nós, isso é uma forma de conhecer pessoas, conectá-las e criar um senso de comunidade. Para os clientes, é fácil e divertido: tudo que eles têm que fazer é entrar, aproveitar seu café e compartilha-lo com os outros. É uma forma interessante de abrir linhas de comunicação entre as pessoas”, diz Ryuji Tanikawa, o dono do local, segundo o site Sprudge.
Não acha que falta um desses aqui no Brasil? O que achou da ideia?
Por: Lucas Tavares
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