Ele é um dos famosinhos do mundo do chá, mas pouca gente deve saber sua real origem. Você saberia contar a história do Earl Grey? Nós sim: um tal primeiro-ministro britânico foi o responsável por introduzir este tipo de infusão no Reino Unido, por volta do ano 1830, batizando a bebida em sua homenagem. Seu nome? 2º Earl Grey (ou Conde Grey, em tradução livre), também conhecido pela reforma eleitoral feita no país.
Para esclarecer, o Earl Grey é basicamente uma infusão de laranjas bergamotas misturada ao chá preto, verde ou branco. As diversas versões da história chegam ao consenso de que o Conde foi presenteado diplomaticamente com a mistura por um marajá indiano ou um chinês, dependendo da lenda, e começou a servi-la para seus convidados em eventos e festas.
Quando viu que todos adoravam aquela tal mistura, chamou o pessoal da Twinings e conseguiu que eles elaborassem a receita do Earl Grey. Outra versão da mesma história diz que, na verdade, foram os principais concorrentes da loja, a Jacksons of Piccadilly, que receberam o modo de preparo do Conde e, assim, começaram a produção. Esta disputa dura até hoje…
A própria Twinings possui uma outra versão do Earl Grey, chamada de Lady Grey, que possui um sabor mais delicado, é aromatizado com limão, lima e laranja bergamota, sendo voltado para mulheres. Ainda há diversas variações de marcas e de acompanhamentos para o clássico do Conde.
E, então? Agora já dá para puxar aquele papo enquanto toma um chá, não acha?
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário