O nome pode até dar pistas das suas origens, mas a história do Viaduto do Chá, localizado no centro histórico paulistano, é uma incógnita para muitos. Sabia que a região já foi berço de diversas plantações da bebida durante o século XIX? A obra arquitetônica, que fica acima do Vale do Anhangabaú, só foi inaugurada na década de 1890 – mas a relação do local com o chá é mais antiga do que isso.
Após muita dedicação, não só essa plantação (que alcançou 40 mil pés), mas outras (como a do Barão de Tatuí, que depois se tornaria um importante personagem na construção do viaduto) começaram a dar resultados por todo o centro de São Paulo. A região tinha o nome de Morro do Chá, devido a grande quantidade de produtores.
Após a pressão popular para que duas áreas do bairro fossem ligadas, o engenheiro francês Jules Martin apresentou um grande projeto arquitetônico de um viaduto de 180 metros que passava sobre o Vale do Anhangabaú, ligando a Rua Direita à atual Barão de Itapetininga.
O projeto, porém, ia contra o interesse de grande parte da burguesia paulistana. O próprio Barão de Tatuí não apoiava a causa, já que sua casa ficava bem no trajeto da construção da ponte. O viaduto só saiu do papel porque moradores revoltosos expulsaram o Barão a força, dando picaretadas em suas paredes.
Muito bom saber que a história de São Paulo é, também, baseada no chá.
Deu até vontade de tomar um, não acha?
Por: Lucas Tavares
Imagens: SkyScraperCity e O Mar do Poeta
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário